Logo Folha de Candelária
Política 29/05/2024 15:13
Por: Redação

PP e PSB anunciam rompimento de acordo para as eleições municipais

Em uma reviravolta significativa para as eleições municipais deste ano, os partidos Progressistas (PP) e Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciaram o rompimento do acordo firmado em fevereiro, que previa uma chapa composta por Nestor Ellwanger (Rim) para prefeito e Paulo Butzge para vice-prefeito.

Tanto Rim quanto Butzge ainda não se manifestaram oficialmente sobre a decisão. No entanto, a Executiva Municipal do Progressistas de Candelária lançou um comunicado oficial sobre os motivos do rompimento. Confira o texto na integra:

 

A Executiva Municipal do Progressistas de Candelária comunica a comunidade em geral, em especial seus filiados e simpatizantes, que não existe mais o compromisso firmado com o PSB de Candelária para as eleições municipais de 2024, acordo anunciado em fevereiro deste ano. A decisão do Progressistas foi motivada por diferenças ideológicas e a ausência de sintonia no enfrentamento da maior catástrofe da história do Estado e de Candelária. Além disso, se sabe que lideranças do PSB negociavam possíveis acordos com outras siglas, inclusive com exclusão do Progressistas da aliança, tratativas nas quais ficou claro o interesse em lançar uma candidatura própria a prefeito. Esse interesse, é importante ressaltar, é legítimo, mas demonstra a ausência da real vontade de manter o pré-acordo firmado com o Progressistas.

Neste contexto, é importante destacar que o momento exige união para reconstruir o município e auxiliar a população atingida pela enchente a resgatar sua dignidade e a esperança. Essa união é esperada especialmente de partidos alinhados em busca de objetivos comuns. Mas, infelizmente, não é o que se viu em Candelária. As lideranças de um partido são livres para fazer as suas escolhas e respondem por elas.

O Progressistas de Candelária renova, por fim, o compromisso de buscar o bem comum desta comunidade, papel que deve ser cumprido independente de interesses político-partidários e, neste sentido, declara sua disposição em buscar alianças com siglas que tenham real interesse em se somar e colaborar com esta proposta.

 

Candelária, 29 de maio de 2024.

Executiva Municipal do Progressistas

 

O QUE DIZ O PSB 
Diante da confirmação feita pela Executiva Municipal do Progressistas, na manhã desta quinta-feira, 29 de maio do corrente ano, acerca do compromisso firmado  com o Partido PSB de Candelária para as eleições municipais de 2024, cabe esclarecer à comunidade candelariense alguns pontos.
Vivenciamos um momento crítico, de fragilidade, devido à catástrofe que assola o nosso Município e praticamente todo o nosso Rio Grande do Sul, razão pela qual é mais evidente do que nunca a necessidade de uma comunicação baseada na empatia e na compreensão mútua, de ações pautadas no compromisso com o nosso povo e, principalmente, na união, princípios estes prezados pelos integrantes do PSB nos longos anos de caminhada junto à população.
De forma inesperada e surpreendente, sem qualquer justificativa ou explicação, recebemos, nesta manhã, a notícia  do rompimento da aliança anunciada em fevereiro deste ano, por meio de telefonema feito pelo Sr. Prefeito Municipal.
O assunto será apresentado à Executiva Municipal do Partido para que sejam adotadas providências em relação aos fatos. Embora o pleito se aproxime e tenhamos a convicção de que dispomos de excelentes nomes para disputar as eleições, inclusive com disposição para buscar alianças com outras siglas partidárias, salientamos que, no momento, o nosso foco é o povo de Candelária, suas demandas, e o auxílio na reconstrução do nosso município.
Candelária, 29 de maio de 2024
Paulo Roberto Butzge
Presidente do PSB de Candelária

Matéria atualizadas às 00h59