Por: Arthur Mallmann
A paixão pela música e pelo Natal
Vera Hintz Beurmann, com mais de cinco décadas de contribuição à Igreja Sinodal, é um símbolo de dedicação à música e à tradição natalina em Candelária
Vera Hintz Beurmann, com mais de cinco décadas de contribuição à Igreja Sinodal, é um símbolo de dedicação à música e à tradição natalina em Candelária. Em 2024, retirou-se oficialmente da responsabilidade de organizar o tradicional evento de Advento e Natal da sua comunidade.
Ainda jovem, Vera já tocava em cultos. Com o tempo, passou a organizar e participar de eventos maiores na região e no município. “Tudo me deixava em suspense, agitada, cercada de expectativa”, relembra ela ao falar das apresentações natalinas, que incluíam duetos, corais e até canto lírico.
O Natal sempre foi especial para a musicista, desde sua infância, quando sua mãe criava um clima de mistério e magia ao esconder a decoração até o dia das celebrações. Mais tarde, ela fez questão de transmitir essa tradição aos seus filhos, envolvendo a família e amigos no Advento e nos preparativos. “Nós enchíamos a sala de crianças e eu tocava músicas natalinas no piano”, recorda.
O amor pelo Natal e pela música aparecem sempre amarradas de alguma forma em suas lembranças. Entre fotos, recortes de jornais e partituras guardadas com carinho, o sentimento é apenas um: o de saudade. Não necessariamente uma recordação acompanhada de tristeza, mas cercada de doçura, unindo senso de comunidade, música e fé.