Logo Folha de Candelária
Geral 25/03/2022 09:47
Por: Odete Jochims

Candelariense realiza sonho de conhecer narrador da Rádio Gaúcha

Vinicius é deficiente visual e tem, como grande ídolo, o radialista Pedro Ernesto Denardin

Tudo começou em uma partida de futebol em Candelária em 2021. Índio, o jogador histórico do Internacional, estava no município para disputar uma partida amistosa no campo do Olarias, na Linha do Rio. No jogo, Fabiano Costa de Castro disparou pela ponta, fez o cruzamento e Índio, como diversas vezes em sua carreira, cabeceou para o fundo das redes. O zagueiro colorado, que teve tantos gols decisivos narrados por Pedro Ernesto Denardin, do grupo GZH, dessa vez teve seu lance documentado pela voz do candelariense Vinicius Mohr, grande fã do narrador.

Vinicius é deficiente visual. É pelas ondas do rádio que a sua paixão ganha vida, sobretudo quando Denardin é o encarregado pela locução. É assim que Vinicius passa a ‘enxergar’ o jogo, com as palavras, a inspiração e o timbre de Pedro Ernesto. Apesar do registro em que Vinicius encarna o narrador da Rádio Gaúcha ter sido feito no ano passado, o vídeo só ganhou maior repercussão nos últimos meses, quando Índio o compartilhou em suas redes sociais.

Foi dessa forma que a história chegou até o jornalista Marcelo Gomes, do grupo ESPN. O zagueiro colorado, acostumado a jogar na defesa, dessa vez fez o “meio-de-campo” e passou os contatos do casal Fabiano Costa de Castro e Janine Hintz Tavares, amigos de Vinicius, ao jornalista. Segundo conta Janine, Marcelo tinha uma forte razão para se sensibilizar com o sonho do candelariense: o profissional da ESPN estava, ele mesmo, acometido de uma doença que o fazia perder a visão aos poucos.

Nesse sentido, a partir dos contatos da equipe da ESPN, foi organizada uma ida a Porto Alegre com Vinicius, familiares e amigos, além de membros do Olarias, para a gravação de uma matéria na quarta, 16. No entanto, o que Vinicius não sabia é que, na Orla do Guaíba, uma surpresa lhe aguardava. Enquanto o candelariense conversava com a reportagem da ESPN, enfatizando sua admiração por Pedro Ernesto Denardin, alguém se aproxima e se apresenta com uma voz inconfundível. Vinicius prontamente reconheceu de quem se tratava: era Denardin em carne e osso. “Foi uma emoção para o Vinicius e para todos que testemunharam a cena”, conta Fabiano.

Após o grande encontro com Pedro Ernesto, a comitiva visitou a Aldeia do Índio, empreendimento do jogador colorado. Lá, além de se encontrarem com Índio, os candelarienses tiraram fotos com diversos artefatos ligados à história do Internacional. Já em Candelária, no último sábado, 19, Vinicius também teve a oportunidade de conversar por telefone com Zé Alberto Andrade, outro ícone da Rádio Gaúcha.

A expectativa é que a matéria sobre Vinicius Mohr vá ao ar entre junho e julho deste ano, nos canais ESPN. ( por Arthur Lersch Mallmann)