Logo Folha de Candelária
Geral 20/11/2025 15:16
Por: Mariana Bataioli

Invernada adulta intensifica preparação para a competição

ENART 2025 | Depois de um ano marcado por bons resultados, o grupo se prepara para subir ao palco no sábado à noite, em busca da sonhada vaga para a final de domingo

A Invernada Adulta do CTG Sentinela dos Pampas vive uma maratona de dedicação e foco total na reta final de preparação para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Depois de um ano marcado por bons resultados em rodeios preparatórios e excelente desempenho na regional e inter-regional, o grupo se prepara para subir ao palco no sábado à noite, em busca da sonhada vaga para a final de domingo.

Segundo o instrutor Giovani Cariolato, a rotina tem sido intensa desde outubro, quando o Sentinela garantiu a classificação na etapa inter-regional. “Estamos em ritmo forte, com ensaios longos e exaustivos. Mantemos quatro ensaios por semana, três horas durante a semana e, aos domingos, um pouco mais longos”, explica.

A construção do espetáculo começou ainda no início do ano, quando o grupo definiu que desejava avançar no recorte histórico explorado em 2024. A nova proposta mergulha no período pós-Revolução Farroupilha, trazendo elementos que conectam Rio Grande do Sul e Buenos Aires em um contexto no qual fronteiras não eram claramente estabelecidas. “A ideia de trazer Buenos Aires para Candelária surge de obras que relatam um momento histórico em que as culturas se confundiam em nossas terras. Buscamos algo que fizesse sentido dentro dessa evolução”, destaca.

O grande diferencial desta edição está na ousadia coreográfica. O grupo aposta na representação do argentino em cena, unindo expressão artística e pesquisa cultural. “A coreografia deste ano utiliza palcos que se movimentam a cada troca de ritmo, criando novos cenários dentro do próprio palco. Isso exigiu de nós precisão e muito treinamento”, conta.

Com o trabalho consolidado e a equipe focada, tendo como orientadores Giovani Cariolato, Gisa Cariolato, Rodrigo Gil e Ana Moceli, a expectativa é positiva. “Estamos confiantes na trajetória que construímos ao longo do ano. O grupo está muito concentrado, ciente da responsabilidade de representar o Sentinela dos Pampas e nossa cidade da melhor forma”, conclui.