Por: Diego Foppa
Legislativo homenageia trajetória de 50 anos do Lions de Candelária
Sessão Solene, realizada na noite de segunda, 27, celebrou a história do clube e seus membros-fundadores, com participação especial do Coral Municipal
Uma história marcada pela solidariedade e pelo compromisso com o bem comum foi celebrada na noite de segunda, 27, no Plenário 7 de Julho da Câmara de Vereadores de Candelária. A Sessão Solene, que homenageou os 50 anos de fundação do Lions Clube de Candelária, criado em 28 de outubro de 1975, reuniu autoridades, ex-integrantes, familiares e membros atuais do clube de serviço.
A cerimônia foi proposta pela vereadora Cristina Rohde (P) e contou com a apresentação do Coral Municipal de Candelária, que encantou o público e os homenageados com interpretações emocionantes de canções como Hino ao Rio Grande e Um Dia de Domingo.
Em sua fala, a proponente destacou o caráter internacional e voluntário do movimento. “O Lions é um movimento que há mais de um século se dedica ao bem comum. Aqui na nossa cidade, escreveu uma história marcada por trabalho, união e compromisso social. O lema ‘nós servimos’ traduz o que o Lions representa na nossa comunidade”, afirmou Cristina.
Representando o Executivo municipal, o prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, parabenizou os integrantes do Lions, seus dirigentes e familiares. “Vocês ajudaram a construir uma Candelária mais humana e solidária. Que este marco inspire as próximas gerações a continuarem servindo com o mesmo espírito de união e amor ao próximo”, destacou.
Legado e futuro do clube
O atual presidente do Lions Clube Candelária, Jorge Freitas, relembrou a trajetória da entidade e prestou homenagem especial a seu pai, Laurentino Teles de Freitas, primeiro presidente do clube, e aos outros 19 membros-fundadores.
Jorge também recordou algumas das campanhas marcantes realizadas pelo Lions ao longo das décadas. A primeira delas foi uma mobilização para instalar uma antena receptora em um morro, garantindo sinal de televisão para Candelária. Desde então, o clube promoveu inúmeras ações, como o empréstimo permanente de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e andadores, além da doação de óculos a quem mais precisa.
Entre as realizações recentes, destacou o projeto encaminhado ao Lions Internacional, que resultou na destinação, em 2020, de R$ 425 mil para a modernização de equipamentos do Hospital Candelária, e a forte atuação do clube durante a enchente, com a entrega de cestas básicas, água potável, móveis e utensílios às famílias atingidas.
O presidente encerrou sua fala com uma mensagem voltada ao futuro. “O Lions continuará sendo um líder global em serviços comunitários. Nosso desafio é nos adaptar às novas realidades, valorizando a diversidade e somando diferentes talentos para melhor servir um mundo em constante mudança”, pontuou.
Reconhecimento aos pioneiros
O momento mais marcante da noite foi a entrega de certificados de homenagem aos cinco membros-fundadores que permanecem entre nós: Orlando Kochenborcher, Guido Eduardo Nied, Paulo Luiz Lindemann, Milton Menezes e Rui Paulo Porto dos Santos. O gesto simbolizou o reconhecimento público a todos que, ao longo de cinco décadas, contribuíram para construir uma das instituições mais tradicionais e atuantes de Candelária.


