Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Coordenador regional interv?m na crise

As declarações do prefeito Lauro Mainardi à Folha, destacadas em reportagem veiculada na última terça-feira, 15, na qual refere existirem dois PSDB, motivou uma reunião dos membros da executiva, da bancada na Câmara e de simpatizantes do partido. O encontro ocorreu na quarta-feira, 16, no anexo da Câmara Municipal de Candelária. A presidente estadual do partido, a deputada Zilá Breitenbach, tão logo soube do conteúdo da reportagem, acionou o coordenador regional do partido, Valcir Ritta, que esteve presente à reunião para ouvir a versão da ala dissidente ao governo. Além de Ritta, o chefe de gabinete da deputada também participou do encontro.
O vice-presidente da executiva local dos tucanos, o vereador André Rohde, ponderou que se existem alas, uma é a dos que têm legitimidade e representam os interesses do partido, e a outra a dos que só fazem parte do governo por causa dos seus empregos. A reunião também trouxe uma novidade, a de que André Rohde é pré-candidato a prefeito no pleito de 2008. Especulações recentes davam conta que o presidente da Câmara, o vereador Anselmo da Silveira, o “Vandi”, também estaria interessado em concorrer. Vandi confirmou à reportagem da Folha, no entanto, que abria mão da disputa em favor de André.
Sobre a possível debandada de filiados do ninho tucano, somente foi confirmada a do secretário de Obras, João Francisco da Silva. Segundo Rohde, a reunião também serviu para reaproximar o vereador Leonir Menezes do partido. “Estamos mais unidos do que nunca”, declarou André. “Ademais, o próximo presidente do partido deverá ser o vereador Vandi e como nós – referindo-se aos candidatos – temos a maioria dos filiados, também indicaremos com quem faremos coligação para as próximas eleições”, adiantou. Para o vereador, uma nova aliança com o PMDB está fora de questão. “Temos o apoio da maioria dos filiados e do diretório estadual e já sabemos quais os interesses do prefeito. Não vamos correr novamente este risco”, concluiu Rohde.