Logo Folha de Candelária
Informe Comercial 17/11/2022 19:25
Por: Arthur Lersch Mallmann

Com estilo pop, Luísa Mocelin trilha agora sua carreira solo

Cantora de 16 anos tem uma trajetória na música gaúcha e mais de 240 mil seguidores no TikTok

  • Pelo projeto Os Gauchinhos, Luísa participou do programa Galpão Crioulo, da RBS TV

Algumas pessoas possuem uma relação verdadeiramente especial com a música. Um destes casos é da jovem candelariense Luísa Mocelin, de 16 anos. Moradora da localidade de Capão do Valo, a filha de Paulo Jair Vieira e Eliane Mocellin Vieira já possui uma importante trajetória na música gaúcha. Este ano, agora em carreira solo, Luísa Mocelin pretende seguir um caminho mais voltado para o pop, a partir de referências como Justin Bieber, Ariana Grande e Shawn Mendes, além de acenos para o reggaeton, o funk, o rap e até o sertanejo.

Nesta nova fase, Luísa segue trabalhando com o produtor musical Marlon Borba, também responsável por compor suas últimas canções. A cantora já gravou três músicas que renderam clipes – e afirma ter outros dois clipes prontos que serão lançados em breve.  “Nós fizemos as gravações em Porto Alegre. Morri de vergonha de gravar alguns takes no meio da rua, mas faz parte”, brinca. Quanto às canções já lançadas, Luísa afirma que gosta de poder flutuar um pouco entre os estilos. “A música ‘É sobre isso’ tem uma pegada de reggaeton; o segundo clipe lançado, ‘Dia de rebolar’, é mais funk; e o terceiro, ‘Com água na boca’, tem uma pegada mais de rap”, explica Luísa. A cantora ressalta que suas canções podem ser curtidas por todas as idades, pois não contém linguagem pesada.

Luísa sempre esteve à vontade na frente das câmeras. Não por acaso, um de seus maiores passatempos envolvia a produção de suas próprias filmagens. “Desde criança eu sempre gostei de me gravar fazendo teatrinhos e brincadeiras. Depois, com o TikTok, eu passei a fazer vídeos de maquiagens, dancinhas, dublagens e outras coisas assim”, conta. Quando passou dos 10 mil seguidores, Luísa lembra que surtou. Hoje, já são mais de 240 mil seguidores no TikTok e um vídeo seu na plataforma já ultrapassou 3 milhões de visualizações. No Instagram, são quase 20 mil seguidores. “Eu sempre tive o sonho das pessoas me reconhecerem e gostarem do trabalho que eu faço. Claro que, com essa exposição, também recebo muitas críticas: as construtivas eu guardo para mim, as outras eu descarto. Quando é algo que queremos muito, nós não desistimos fácil”, conclui. 

 

Carreira teve início na música gaúcha

As primeiras notas musicais foram apresentadas à Luísa através do pai, Paulo, e seu contato com a música se aprofundou na igreja de sua comunidade. O momento que decidiu tornar-se cantora foi no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, em São Paulo, quando tinha 6 anos. “Meu pai pediu para que eu cantasse uma canção quando estávamos lá. Depois desse episódio, ficou muito claro na minha mente: eu iria cantar”, recorda. Assim, a partir dos 9 anos, Luísa passou a ter aulas com o professor de violão Fernando Bittencourt, de Cachoeira do Sul, que a acompanha até hoje. A partir de intermediação Fernando, Luísa (então com 10 anos) gravou a sua primeira participação em uma música do cantor Zeca Silva.

Luísa costumava praticar com um de seus melhores amigos, Alan Freitas. Os dois participavam todos os anos do Festival Gaúcho Estadual Estudantil (FEGAES), em Cachoeira do Sul, sempre em participações individuais. Um dia, seu professor de violão perguntou: por que não fazer uma dupla com Alan? Os dois acharam uma boa ideia e, nos ensaios, viram que as vozes se encaixavam como uma luva. Quando Luísa tinha 13 anos, recebeu um convite do grupo Fandangaço para que a dupla tocasse junto d’Os Serranos, na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. “Quando estávamos saindo, o gaiteiro e vocalista d’Os Serranos, Edson Dutra, nos chamou para conversar e nos convidou para participar do programa de TV dele, O Encontro com Os Serranos, em Porto Alegre”, completa.

A partir da incursão à capital gaúcha, não demorou para que Luísa e Alan estivessem participando do projeto Os Gauchinhos, que reúne jovens intérpretes da música tradicionalista. De 2019 a 2021, o grupo fez inúmeros shows, percorrendo os três estados do sul do Brasil, dando entrevistas em rádios e TVs. Neste projeto, Luísa teve a oportunidade de participar do programa de TV Galpão Crioulo, da RBS TV. Lá, conheceu nomes como Shana Müller e Neto Fagundes. “Era muito trabalho, mas nós nos divertíamos muito”, salienta. Quando fez 15 anos, Luísa precisou sair do projeto em razão da sua idade e, agora, dá início a esta nova etapa em sua carreira.

 

SAIBA MAIS

Para acompanhar os passos de Luísa Mocelin, você pode seguí-la no Instagram e no TikTok. Suas músicas já estão disponíveis nos melhores serviços de streaming, como Spotify, iTunes, Deezer, Tidal, entre outros. Não perca o lançamento dos novos clipes no canal oficial do YouTube. O número para contato da artista é: (51) 9 9969-4518.