Por:
Milho: Dia de campo avalia produtividade
Na tarde da última sexta-feira, 2, um grupo de produtores de milho do município e também de Rio Pardo esteve na propriedade de Beno Kottwitz, na localidade de Capão do Valo, a cerca de 40 Km do centro de Candelária. Eles participaram de um dia de campo da avaliação strip test, que forneceu uma estimativa dos melhores híbridos do mercado. Organizada pela Agrokottwitz em parceria com a Dow, a pesquisa começou juntamente com o plantio do milho, no início de setembro, e avaliou produtos da Dow e também de marcas da concorrência, num total de 15 hibridos diferentes. Segundo o gerente da Agrokottwitz, Daniel Krug, todos os milhos tiveram as mesmas condições para se desenvolver, não havendo, portanto, influência alguma sobre os resultados atingidos.
Acompanharam a avaliação profissionais da área agrícola de Candelária, como o engenheiro agrônomo Adalto Siqueira, da Agrican, e o agrônomo Eduardo Souza, da Emater/Ascar. Conforme Krug, um dos mais recentes lançamentos da Dow foi surpreendente, possibilitando a colheita do milho com cinco dias de antecedência. “É o material mais precoce do mercado, permitindo que o produtor possa realizar até mais uma safrinha”, garante. Ele explica que a satisfação em relação aos resultados foi unânime para a empresa e também para a Dow, parceria que deve continuar em próximas atividades como esta. “Procuramos sempre manter os produtores atualizados dos novos produtos do mercado e, com isso, melhorar sua produção e renda”, explica, ressaltando que todos os produtos utilizados na avaliação podem ser encontrados na Agrokottwitz.
NOVIDADES – Segundo o gerente da Agrokottwitz, já existe uma área de 15 hectares de soja em experimento no mesmo local da lavoura de milho. A expectativa é de que nos próximos meses a colheita já possa ser feita para avaliação dos resultados. Outra novidade é que, a partir da próxima safra, a empresa terá um técnico dando assistência nas lavouras de milho, soja e arroz.
Os resultados da pesquisa
1º lugar – DOW 2B587: 196 sacos/ha
2º lugar – Lançamento da DOW: 187 sacos/ha
3º lugar – Marca y: 176 sacos/ha
4º lugar – Marca x: 164 sacos/ha
5 lugar – DOW 2A120: 158,5 sacos/ha