Logo Folha de Candelária
Região 26/04/2019 07:57
Por: Diego Foppa

Diretores participam de formação do Projeto Político Pedagógico

Objetivo do projeto é identificar cada escola e definir o melhor ensino para cada educandário e seus alunos

  • Trabalhos foram coordenadores pela assessora de Programas Sociais, Cristiane de Oliveira Biscaino
  • Diretores participaram de mais uma reunião para construção do Projeto Político Pedagógico

A Secretaria Municipal de Educação de Novo Cabrais está preocupada em oferecer sempre a melhor qualidade de ensino para os alunos cabraisenses. Em 2019, a pasta com auxílio de diretores e do Programa a União Faz a Vida (PUFV) está empenhada a elaborar o Projeto Político Pedagógico (PPP). Na última terça, 23, os diretores de cinco escolas municipais participaram de uma reunião de assessoramento pedagógico com a assessora de Programas Sociais, Cristiane de Oliveira Biscaino.

O PPP é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no qual são estipulados os objetivos de cada instituição de ensino e o que as escolas devem fazer para alcança-los, desde a formação dos professores, a metodologia adequada, além de outras ações que visam transformar a espaço de ensino, mas mantendo viva as suas peculiaridades locais.

No encontro dessa semana, o grupo discutiu algumas ideias para construção do Projeto Político Pedagógico, que tem como objetivo destacar a visão, os princípio, os valores e a missão, bem como fazer com que as escolas ofereçam o melhor trabalho pedagógico ressaltando as relações interpessoais e também a relação entre escola e família. Segundo a coordenadora do programa PUFV em Novo Cabrais, Adriana Silva Alves, o documento é como um mapa com estratégias para que a instituição alcance seu potencial máximo, adequando ao contexto que ela está inserida.

Ainda segundo ela, o Projeto Político Pedagógico é como se fosse um documento de identidade, pois cada escola é singular e o desafio dos diretores e professores é trabalhar para manter viva essa identidade local, aperfeiçoando-a para o aprendizado dos seus alunos. O Projeto já está em fase final e a próxima reunião deverá acontecer no dia 28 de maio.

SOBRE O PROGRAMA - O Programa a União Faz a Vida (PUFV) foi desenvolvido pelo Sicredi, em 1995, para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. Os projetos cooperativos são desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com o apoio de educadores, pais e da comunidade. A metodologia de ensino-aprendizagem é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. O PUFV completa neste ano 24 anos de atuação. (Com informações de Matheus Haetinger - AI de Novo Cabrais)

 

Fotos: Matheus Haetinger