Por:
Junho para evidenciar os romances
Na sequncia de Histrias de Casamento, que encerrou na sexta, 28, a Folha ir apresentar a srie Apaixonados, com reportagens feitas especialmente para marcar o ms de junho. A novidade poder ser conferida nos dias 8, 11, 18 e 25. Com exceo da primeira, que circula na prxima tera, as demais sero publicadas s sextas-feiras.
O objetivo evidenciar os romances duradouros, que preservam a essncia dos sentimentos e superam adversidades. , tambm, uma forma de valorizar o namoro - a fase das descobertas, talvez a melhor da juventude - numa poca em que os relacionamentos esto cada vez mais "descartveis" e superficiais. Sem inteno de criticar ou fazer comparaes, a srie prope a narrativa de histrias de amor que tm dado certo.
Os personagens destas matrias so apaixonados de idades distintas e que, independente de dividirem ou no o mesmo teto, compartilham ideais, dificuldades, conquistas. Aprendem. Ensinam. Superam. Amam, simplesmente.
Histria - A origem do Dia dos Namorados tem vrias verses. A mais contada que em grande parte do mundo, com exceo do Brasil, a data comemorada em 14 de fevereiro, dia de So Valentim. Este, era um santo devoto ideia do amor. Diz a histria que havia dois santos Valentino. Um era padre, santo e mrtir e viveu no tempo do imprio romano, durante a perseguio dos cristos. Conta a lenda que o imperador Cludius II se interessava mais pelo exrcito e as guerras do que pela vida familiar. Por isso, estava convencido de que os homens solteiros eram os melhores soldados. Em vista disso, teria ditado uma lei proibindo o casamento. So Valentino, ento, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimnios em segredo, at ser descoberto, preso e executado.
O outro So Valentino levava uma vida simples e era especialmente bondoso com as crianas. Um dia, no entanto, foi jogado na priso pelos romanos por ter se recusado a adorar os deuses deles. Dizia-se que as crianas escreviam mensagens de amor para ele e as lanavam pela janela da cela.
No Brasil, o incio das comemoraes remonta a uma campanha feita pelo publicitrio Joo Dria, em 1949, com o objetivo de melhorar as vendas de junho, ento o ms mais fraco para o comrcio. Assim, apoiado pela confederao de comrcio de So Paulo, instituiu a data com o slogan No s de beijos que se prova o amor. E assim, o 12 de junho se tornou uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartes, bilhetes, flores e bombons.
Fonte:
www.portalsaofrancisco.com.br