Por:
Jovens empreendedores vo expor na Festa da Colnia
H exatos dois meses, 37 estudantes do 2 e 3 ano Ensino Mdio do Colgio Medianeira tm conciliado as tarefas escolares com as empresariais. que desde ento eles participam do Programa Miniempresa desenvolvido na escola atravs da organizao Junior Achievement. Os trabalhos, cujo incio foi divulgado pela Folha na edio do dia 14 de maio, objetivam despertar o esprito empreendedor nos jovens, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma viso clara do mundo dos negcios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
Neste perodo, o grupo aprendeu conceitos de livre iniciativa, mercado, comercializao e produo. De acordo com a diretora do educandrio, Marta Becker Emmel, os estudantes criaram sua prpria empresa e assumiram o papel de verdadeiros empresrios. "Eles empossaram diretoria, conseguiram capital de giro atravs da compra e venda de aes, escolheram e produziram produto para colocar venda no mercado. Alm disso, recebem salrio e pagam o aluguel para utilizar a sala de aula. Os valores so bem irrisrios, mas eles so estimulados a adotar na prtica a postura de um empreendedor", explicou.
A EMPRESA - A empresa criada de forma fictcia pelo grupo se chama Ecompany. O nome foi sugerido pelo aluno Yago Gehres, 18 anos, do 3 ano, e teve aprovao dos demais colegas. Em entrevista Folha, ele explicou que a escolha foi motivada pela ideia inicial de produzir sacolas ecolgicas. "Tnhamos nos programado para oferecer um produto ecolgico. Ento o E lembraria a questo ecolgica e o Company, a companhia. Ou seja, Companhia Ecolgica", disse. "S que ao fazer um estudo descobrimos que a sacola j era ofertada no mercado e por preos bem inferiores ao nosso, o que inviabilizou a produo. Foi a que optamos pelo porta-retrato", acrescentou.
O PRODUTO - A partir da, os alunos comearam a se reunir, sempre nas quintas-feiras noite, para dar incio produo dos porta-retratos. Assistidos por orientadores voluntrios, os chamados achievers, eles personalizaram o produto. "A pessoa pode escolher o tipo de m que quiser utilizar no porta-retrato. Todos so feitos em tecido", adiantou a diretora de Recursos Humanos, Ana Cristina Kessler. A diretoria e os colaboradores da Ecompany esto sendo acompanhados pelos voluntrios Rafael Vezentini, engenheiro de produo; Slvio Francisco de Moraes, advogado; Snia Pereira, funcionria da escola e bancria aposentada; e Gisele Grehs dos Santos, publicitria. Eles prestam, respectivamente, orientaes nas reas de produo, recursos humanos, finanas e marketing.
VENDA - Para marcar de forma oficial o incio das vendas, os alunos reservaram um espao na Festa da Colnia, que acontece neste sbado e domingo, dias 17 e 18, na rua 7 de Setembro, ao lado do colgio Ulbra/Concrdia. Cada porta-retrato ser comercializado a R$ 10. Na sequncia do evento, os interessados podero adquirir o produto com os alunos.
A diretoria da Junior Achievement
Yago Gehres - presidente; Ana Cristina Kessler - diretora de recursos humanos; Maria Valentina de Moraes - diretora financeira; Michele Schroeder - diretora de marketing; Valesca Pavoski do Nascimento - diretora de produo.
Sobre a Junior Achievement
> Foi criada em 1919, nos Estados Unidos, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente. considerada a maior e mais antiga organizao de educao prtica em economia e negcios do mundo;
> Oferece programas de educao econmico-prtica e experincias no sistema de livre iniciativa, em parceria com escolas e voluntrios da classe empresarial que dedicam parte do tempo para ensinar e compartilhar experincias com os alunos.