Logo Folha de Candelária
Geral 14/08/2018 17:10
Por: Luciano Mallmann

Morre, aos 78 anos, Alceno Moreira Porto

Candelariense é fundador da Sociedade Assistencial Recanto da Vida, obra a que seu nome permanece para sempre vinculado

A morte de uma das personalidades mais marcantes da cidade deixou toda a comunidade de Candelária em luto no final da manhã desta terça-feira, 14 de agosto. Vítima de problemas respiratórios e complicações decorrentes da diabetes, faleceu, no Hospital Candelária, Alceno Moreira Porto, aos 78 anos. Fortemente identificado com a história da criação e construção da Sociedade Assistencial de Candelária, o Recanto da Vida, da qual exerceu durante muitos anos a função de presidente, Seu Alceno, como era chamado, irá deixar saudades em diversas gerações de candelarienses, como um de seus mais carismáticos líderes comunitários.

Filho de Almedorino Pinto Porto e de Adiles Moreira Porto, Alceno Moreira Porto nasceu em 4 de abril de 1940, em Candelária. Durante muitos anos, exerceu a função de bancário, trabalhando também no ramo farmacêutico. Porto também integrou a direção do Colégio Medianeira. Porém, a atividade em que mais se destacou foi mesmo o seu vínculo com o asilo Recanto da Vida, sonho cuja concretização, em grande medida, foi responsável por realizar. Seu sobrinho João Dalosto Porto, falando sobre o empenho de Seu Alceno em favor da causa dos idosos, afirmou que, muito antes de o Governo Federal se preocupar em defender a causa dos idosos, como a criação do Estatuto do Idoso, ele, no jargão mais comum, arregaçou as mangas e foi à luta.

Alceno Moreira Porto recebeu sua última homenagem pública no dia 23 de novembro de 2015, data em que, numa sessão solene na Câmara dos Vereadores de Candelária, foi representado por seu sobrinho João Dalosto Porto. Naquela noite, o então vice-prefeito Rui Beise referiu-se a Seu Alceno nos seguintes termos: "Felizes são as pessoas que gravam marcas da sua passagem pela vida. Marcas não são materiais, mas que falam de amizade, companheirismo, lealdade, ética e dedicação a uma causa. Todos esses valores foram exercidos pelo senhor Alceno Moreira Porto durante o longo período em que se dedicou à instituição que abriga os idosos do município de Candelária. Por isso, o poder Executivo de Candelária soma a esta manifestação de reconhecimento ao seu Alceno pela sua exemplar trajetória de vida, pautada em servir o próximo e diminuir as diferenças".

Casado com Maria Oneida Corrêa Porto, Seu Alceno deixa os filhos Jéferson, Betânia, Carina e o neto Murilo. Com eles, como já se disse, fica enlutada toda a comunidade de Candelária.

Os atos fúnebres ocorrem na Capela Santa Ana, da Comunidade Católica, e o enterro será na manhã de quarta, às 10h, no Cemitério Municipal de Candelária.