Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Promessa de muito frio para este final de semana

O inverno só inicia oficialmente na segunda quinzena de junho, mas as baixas temperaturas dos últimos dias já fizeram com que os candelarienses tirassem os casacos dos guarda-roupas. E o frio promete continuar, pelo menos durante este final de semana. Segundo previsões do Climatempo, a massa de ar polar predomina em todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias, com temperatura variando entre 4º e 18º e possibilidade de geada em alguns pontos do Estado.
Com a predominância do frio, as doenças respiratórias também aparecem. Gripes e resfriados tornam-se comuns e aumentam o movimento em hospitais, consultórios e postos de saúde, o que não é diferente em Candelária. Segundo a enfermeira Melissa Rathke, já é evidente o aumento no fluxo de consultas, nebulizações e aplicações de medicamentos em todos os postos do município, principalmente em crianças e idosos. Melissa explica que com as quedas bruscas de temperatura os vírus circulam mais facilmente e as pessoas estão com as defesas do organismo mais fracas, por isso a facilidade de contágio.
PREVENÇÃO - Para evitar as doenças de inverno é necessário atenção redobrada e alguns cuidados básicos. “As pessoas devem ter uma alimentação saudável, beber muita água e se agasalhar bem”, explica a enfermeira, ressaltando a importância da vacina contra gripe para idosos acima de 60 anos. “A campanha oficial já encerrou, mas continuamos aplicando a vacina em todos os postos de Candelária”, alerta.

Temperatura anima comerciantes
O frio desta semana animou os comerciantes de confecções e calçados de Candelária. Segundo o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), Clairton Kleinert, o movimento nas lojas do município aumentou significativamente. “Quanto mais frio fizer, melhor para os lojistas”, explica. Ele ainda esclarece que, se a temperatura se mantiver baixa até o início do mês de junho, a tendência é de que as vendas aqueçam ainda mais, por ser início de mês e também o princípio do inverno. “Todos estão otimistas. Os últimos invernos não foram tão rigorosos, mas para este ano esperamos que o frio coopere conosco”, conclui.
Rosemeri Pinheiro Aued, proprietária da Boutique Zalenar, no Condomínio Dona Lizynka, confirma o acréscimo nas vendas de artigos de inverno. Segundo ela, durante todo o mês de maio a comercialização reagiu consideravelmente, resultado do frio aliado ao Dia das Mães, que auxiliou bastante os comerciantes. Além disso, ela lembra a influência da moda neste cenário. “As pessoas querem estar aquecidas, mas sempre acompanhando as tendências”, explica, evidenciando sua expectativa de que os termômetros continuem colaborando. “Para os lojistas o frio é excelente”, garante.