Logo Folha de Candelária
Saúde 15/01/2022 12:12
Por: Redação

Vacinação infantil contra a covid-19 inicia na quarta

Em Candelária, imunização das crianças será feita junto à ala da pediatria, nos fundos do PAM Central

A partir do anúncio do Ministério da Saúde de envio de vacinas para crianças entre cinco e 11 anos, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) está organizando com os municípios o plano de imunização para esta faixa de idade. Os imunizantes chegaram ao Rio Grande do Sul na sexta, 14, e estão sendo submetidos à revisão de rótulos para aferição de validade e indicação etária. Na próxima quarta, 19, todos os municípios iniciam simultaneamente a vacinação por profissionais que já estão em capacitação para atendimento deste público. Crianças com comorbidades serão o primeiro grupo a ser imunizado, seguidos pelas sem comorbidade, de acordo com a idade. A SES orienta aos municípios que sejam construídos planos de vacinação para as crianças e também disponibilizou formulário de apoio para a operacionalização da Campanha de Vacinação.

Em atenção à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacinação infantil contra a covid em Candelária se dará em sala separada da feita em adultos. A imunização será disponibilizada junto à ala da pediatria, situada na parte dos fundos do PAM Central. A secretária de Saúde do município, Grazieli Priebe, lembra que a dose pediátrica da Pfizer a ser aplicada nas crianças possui uma dosagem menor do que a destinada aos adultos. Além disso, ela salienta que os pais poderão identificar a vacina pela cor das tampas. Enquanto que a dos adultos é roxa, a das crianças é laranja. A medida visa facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos responsáveis que acompanharão os pequenos nos locais de imunização. Outra recomendação que deverá ser cumprida é a que solicita que as crianças fiquem em observação no local por 20 minutos após receber a dose. Segundo a secretária Grazieli, isso não significa que a vacina oferece algum risco para as crianças, tratando-se apenas de uma prevenção. “Está cientificamente comprovado que a imunização é segura e oferece muito mais benefícios do que os eventuais efeitos adversos”, explicou.

OUTRAS VACINAS - A Saúde do município também comunica que voltará a oferecer a partir de segunda, 17, todas as vacinas no Centro de Vacinação, com exceção da BCG, que deve ser agendada através do fone 3743-8100, ramal 605. A substituição de servidores em função do concurso público exigiu um período de transição. Os novos servidores passaram por uma capacitação em curso teórico e prático, ministrado pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.