Logo Folha de Candelária
Geral 03/04/2020 15:03
Por: Redação

Em meio à luta contra o coronavírus, falta de água no interior segue preocupando

Equipe da Prefeitura está levando água potável para famílias da zona rural desde 11 de março

As atenções da maioria da população candelariense estão quase todas voltadas para o novo coronavírus que ainda não tem nenhum caso confirmado no município, mas está avançando no país e no estado. Da mesma forma, os efeitos econômicos do distanciamento social imposto pelas medidas de prevenção à proliferação da doença também estão tirando o sono de muita gente. Mas outro drama segue trazendo dificuldades e muita preocupação para moradores da zona rural do município. Além das expressivas perdas às atividades agropecuárias, a prolongada seca que castiga o município há vários meses compromete o abastecimento de água no interior. Desde o dia 11 de março, uma equipe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, liderada pelo Coordenador da Defesa Civil, Alcioní Silva de Castro, está levando água potável para famílias do interior. A ajuda é providencial, já que muitas não tem mais água nem para beber.

Segundo Alcioni, o que minimiza a situação são as diversas redes de água existentes, pois do contrário seria um drama ainda maior. Alcioni e sua equipe fazem diariamente de cinco a nove viagens, levando em cada viagem cinco mil litros de água, que são distribuídos nas residências do interior. A variação depende da distância a ser percorrida.

O coordenador local do Meio Ambiente observa que o rio Pardo ainda resiste de forma valente à quase ausência de chuvas, fornecendo o abastecimento à população urbana. Alcioni lembra que em função da pandemia do coronavírus, as pessoas estão mais em casa, consumindo mais água. Porém, segundo o coordenador, em conversa com o gerente local da Corsan, Joanei Antonelli, o abastecimento está garantido por mais 40 dias, sem necessidade de racionamento. E de acordo com notícia veiculada pela imprensa local durante a sexta, 3, a Prefeitura obteve uma licença do Departamento de Recursos Hídricos para realizar uma obra de barramento no rio Pardo, que objetiva garantir o fornecimento regular de àgua à população.