Logo Folha de Candelária
Geral 27/11/2021 06:05
Por: Redação

Nova variante do coronavírus tem causado temor em todo o mundo

Denominada Omicron, nova variante foi detectada no sul da África, mas já foi diagnosticada em países como Hong Kong, Israel e Bélgica

As notícias envolvendo a nova variante do coronavírus têm causado temor por todo o mundo, ainda mais pelo fato de haver muitas dúvidas a respeito do assunto. Detectada inicialmente em Botsuana, no sul da África, e posteriormente com maior número de casos na África do Sul, a Organização Mundial de Saúde batizou a nova cepa do vírus como Omicron, significando “variante da preocupação”.

A nova variante surgiu de forma mais acentuada em uma província no nordeste da África do Sul, em um surto entre estudantes universitários, e o número de novos casos aumentou ao longo das últimas três semanas. Desde então, a Omicron foi diagnosticada em países como Hong Kong, Israel e Bélgica. De início, cientistas acreditavam que a nova variante deveria ser chamada de Nu; contudo, a OMS decidiu adotar o nome Omicron.

O que se sabe até o momento é que se trata de um vírus diferente, possivelmente com uma capacidade de transmissão bastante elevada, pelo fato de que a região africana onde ele foi detectado vinha sendo muito impactada pela variante Delta, e mesmo assim ele surgiu. Pelo fato de ser recente, é necessário aguardar para saber se a variante Omicron pode ser neutralizada pelos imunizantes atualmente em uso, bem como sua transmissibilidade e mesmo se a doença por ela causada pode ser mais grave.