Logo Folha de Candelária
Geral 17/07/2025 19:49
Por: Isabel Bohrer Porto

Escadaria no Botucaraí receberá investimento de R$ 250 mil

Subida ao “monte sagrado” será facilitada com nova escadaria metálica; obra reforça o potencial turístico do cartão-postal de Candelária

Símbolo natural mais imponente de Candelária, o Morro Botucaraí se prepara para ganhar uma nova roupagem. Agora, esse cartão-postal do município será contemplado com uma escadaria no valor de R$ 250 mil com recursos de uma emenda parlamentar. O projeto integra um plano maior de desenvolvimento turístico para o município, lançado em 2020, e apresentado ao deputado Marcel Van Hattem em 2021. Este ano, com o encaminhamento do projeto e aprovação da Caixa Econômica, o próximo passo é o processo licitatório para realização da obra, que já foi encaminhado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.

A Prefeitura de Candelária apresentou uma proposta para construir uma escadaria metálica com 61,6 metros de comprimento e 1,6 metros de largura, totalizando 98,56 m² de área. Inicialmente, a Administração pretende executar a obra com o recurso disponível, e conforme a disponibilidade de recursos ampliá-la até o topo. A estrutura contará com fundações em estacas de concreto, degraus vazados para escoamento da água e acabamento em galvanização e pintura, para garantir maior durabilidade. O projeto respeita o ambiente natural e busca oferecer segurança e acessibilidade aos visitantes no início do trajeto.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Jorge Willian Feistler, a aprovação do projeto confirma a importância do morro como polo turístico regional. “Acreditamos que vai impulsionar ainda mais o turismo local. O morro tem um valor histórico e espiritual muito forte, e a escada vai facilitar o acesso, principalmente na Semana Santa”, destacou.

 Saiba mais

Com 569,63 metros de altitude e um nome de origem tupi-guarani — "Ybyty caray", que significa "monte sagrado" —, o morro encanta não apenas pela sua beleza estonteante, mas também por sua aura mística, marcada pela passagem histórica do monge João Maria de Agostini e pela tradicional romaria da Sexta-feira Santa.