Logo Folha de Candelária
Geral 23/03/2020 14:52
Por: Redação

Prevenção: Prefeitura irá usar estrutura da Ulbra como ambulatório auxiliar

Medida anunciada pelo prefeito Paulo Butzge visa criar espaço para uma triagem inicial de pessoas com sintomas do coronavírus

  • Antiga estrutura da Ulbra será higienizada e preparada para uso a partir do dia 30 de março
  • Graziele Priebe é a nova secretária municipal de Saúde

Por enquanto ainda não há casos suspeitos de coronavírus em Candelária. No entanto, os exemplos vindos de outros países fazem soar o sinal de alerta das autoridades em relação à incapacidade da estrutura de saúde no momento de pico de contaminações do Covid-19. Em Candelária não é diferente e, por isso, em pronunciamento no início da tarde, na página do Facebook da imprensa da Prefeitura, o prefeito Paulo Butzge informou que a municipalidade requisitou a estrutura da Ulbra como um centro de atendimento auxiliar. Neste sentido, informou que o espaço será devidamente preparado e higienizado para ficar à disposição a partir de segunda, 30. O chefe do Executivo ainda aproveitou o momento para anunciar uma troca no comando da Secretaria Municipal de Saúde. A partir desta segunda, 23, a pasta passa a ser comandada pela servidora de carreira, com larga experiência naquela repartição, Graziele Priebe. Paulo Butzge destacou que ela assume a secretaria num momento de crise, mas manifestou plena confiança para um bom cumprimento das funções. “Competência e capacidade não lhe faltam”, ressaltou.

Graziele Priebe agradeceu a confiança e disse acreditar no trabalho da equipe da secretaria para superar esse momento de dificuldades. Justificou o espaço requisitado para a Ulbra como um local específico para atender pacientes com sintomas respiratórios. Garantiu que as demais unidades de saúde seguirão trabalhando normalmente. Graziele ainda falou da importância da vacinação dos idosos iniciada naquele dia, pedindo para que as pessoas sigam o cronograma divulgado pelos veículos de imprensa. Pediu que os idosos do interior não venham para a cidade se vacinar, esperando as equipes volantes chegarem nas localidades. Por fim, ela ainda fez coro às recomendações para a comunidade em geral respeitar o toque de recolher, saindo de casa só em caso de necessidade. Neste aspecto, frisou que todos os profissionais de saúde gostariam também de ficar com suas famílias, mas que precisam pensar no coletivo e ajudar a todos.

O coordenador do Gabinete de Prevenção, Dionatan Tavares informou que o órgão está recebendo muitas denúncias de descumprimento em relação às medidas restritivas. Por isso, reforçou a necessidade das pessoas cumprirem as orientações, sob penas de eventuais sanções futuras.