Logo Folha de Candelária
Esporte 09/10/2021 20:53
Por: Redação

Liga Gaúcha de Futsal: sub 17 do Atlético derrota a ACBF, de Carlos Barbosa

Em jogo eletrizante no Ginásio Walter Filter, disputado neste sábado, 9, o time candelariense venceu por 6 a 5

Uma partida com todos os ingredientes de um grande jogo de futsal reuniu a equipe vice-campeã e a terceira colocada na edição anterior do campeonato estadual sub 17, organizado pela Liga Gaúcha de Futsal. Em quadra, na partida iniciada às 17h do sábado, 9, no Ginásio Municipal Walter Filter, sobrou disposição e um ritmo impressionante de competitividade entre os atletas. Não faltaram também discussões dentro da quadra de jogo e até com os torcedores, alguns contagiados pelo ritmo intenso da partida. O jogo ainda apresentou gols bonitos e emoção até o final do tempo regulamentar, com o placar apontando vitória para o Atlético, o atual vice-campeão dessa modalidade.

As duas equipes já haviam se enfrentado no último final de semana em Carlos Barbosa, em partida decidida no final em favor do time da casa por 4 a 3. Esse resultado negativo garantiu uma motivação adicional ao Atlético, que abriu o marcador antes dos três minutos de partida, através de Gilvano, completando uma jogada ensaiada em cobrança de falta. Aos 3min20, em jogada típica de pivô, Erick girou sobre o marcador e acertou um chute alto de rara felicidade: 2 a 0 Atlético. Menos de um minuto depois, a ACBF descontou com um gol do pivô Bento. Porém, aos 8 minutos, Patrola acertou um chute muito forte, que venceu o goleiro adversário, decretando o escore de 3 a 1 levado até o intervalo.

A segunda etapa mostrou que a ACBF estava disposta a vender caro a derrota. Logo aos 3m35, Bento marcou seu segundo gol na partida. Porém, aos 7 minutos, o atleta Ari Augusto, da ACBF, levou o segundo amarelo e foi expulso. Com um jogador a mais em quadra, o Atlético não demorou para fazer mais um gol, anotado por Erick, escorando um bonita jogada trabalhada pela equipe. Logo em seguida, Gilvano fez bonita jogada individual, completada com um chute certeiro para o gol. Aos 12m20, Erick acertou um bonito voleio e aumentou para 6 a 2 a vantagem atleticana, gerando uma incontida euforia aos jogadores, comissão técnica e torcedores. Mas a improvável reação da ACBF acabou se materializando em seguida, trazendo tons dramáticos à partida. Fazendo ótimo uso do goleiro linha, a ACBF diminuiu o escore aos 16m28 com Bernardo. Meio minuto depois, um gol de Bento reduziu para 6 a 4 a desvantagem da equipe visitante. Aos 17m19, outra bonita troca de passes da equipe da serra terminou com um arremate forte de Luiz Augusto para o gol. Restavam ainda mais de dois minutos e a ACBF precisava de apenas mais um gol para chegar ao empate. A equipe seguiu exercendo pressão, com a utilização do goleiro linha, mas o Atlético conseguiu resistir, com destaque para algumas excelentes defesas do goleiro Marquinhos. O escore final de 6 a 5 trouxe alívio e muita comemoração de toda a equipe e da torcida, que foi para a casa alegre pelo resultado e também pela qualidade do jogo e pelas emoções vividas no ginásio.

Primeira fase vale taça

A fase classificatória do campeonato sub 17 já vale taça. São 21 equipes divididas em cinco grupos. Em cada grupo da primeira etapa estará em disputa o título da Taça Farroupilha da região. Os campeões e vices serão premiados. Além disso, todos os 3º colocados avançarão aos mata-matas. Também estará classificado para os playoffs o melhor 4º colocado dentre os integrantes dos grupos B, D e E. O grupo do Atlético, denominado como Região Serra/Vale do Rio Pardo, conta, ainda, além da Associação Veranópolis, com a ACBF, de Carlos Barbosa, o Garibaldi Futsal e a AAPF, de Augusto Pestana.