Logo Folha de Candelária
Geral 20/04/2017 16:52
Por: Tiago Mairo Garcia

Mobilização regional contra a reforma da previdência será realizada dia 28 em Candelária

Sindicato dos Trabalhadores Rurais convida os cidadãos da cidade e interior para participarem do ato

Está programada para a próxima sexta, 28, a partir das 13h, uma mobilização regional em protesto contra a reforma da previdência proposta pelo Governo Federal e que está com o texto sendo debatido por Deputados Federais antes de ir a votação em plenário no Congresso Nacional, em Brasília.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Juarez Cândido, a mobilização regional no município terá início às margens da RSC 287, no Posto Lago Azul, em Candelária. O evento está sendo organizado pela Regional Centro Serra e são esperadas mais de 1.000 pessoas entre moradores de Candelária e demais cidades da região Centro-Serra.

Cândido adiantou que será realizada uma caminhada pacífica até o centro da cidade com paradas na Prefeitura e na Câmara de Vereadores para manifestações das autoridades na frente das sedes do Executivo e Legislativo. Ainda não está definido onde será realizado o encerramento do ato. O dirigente local salientou que a Polícia Rodoviária Estadual e a Brigada Militar serão comunicadas para realizar a segurança dos participantes durante o evento.

Ele reforçou que os produtores rurais irão participar com o uso de tratores e carroças. Também está sendo solicitado para que os manifestantes levem faixas e cartazes contra a Reforma da Previdência. “Estamos lutando para que o Governo Federal não retire direitos conquistados ao longo dos anos. Contamos com o apoio de toda a sociedade, pois a reforma da previdência atinge a todos os cidadãos urbanos e rurais”, disse ele.

Além de Candelária, também estão previstas manifestações organizadas nas cidades de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. A Fetag e os coordenadores das Regionais Sindicais, que estiveram reunidos nos dias 11 e 12 de abril, definiram um calendário com mais de 20 pontos de manifestações contra a reformas da Previdência Social a partir do dia 25 de abril, onde inicia com a Regional Médio e Alto Uruguai com mobilização em Frederico Westphalen. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, conta que as ações contra a Reforma da Previdência e Trabalhista seguem por todo o Estado e em Brasília.

Joel enfatiza a necessidade das mobilizações focarem muito forte a questão da previdência para que se possa sensibilizar os deputados que discutirão o parecer do relator da PEC 287/16 e que no começo irá à votação. O dirigente adianta que a Fetag fez uma avaliação positiva desta leitura em relação ao que o governo estava pensando e agora o que foi apresentado pelo relator. “Melhorou e muito, por exemplo em relação à idade e acumular a pensão com o benefício. Por outro lado, tem dois pontos que ainda atingem muito forte os rurais e que está muito longe do que queremos. Somos contrários em aumentar dois anos na idade para as mulheres, isto é, que sejam mantidos os 55 anos, já que os homens permanecerão com 60 anos; e a mudança na forma de contribuição, que o governo insiste que seja individual, enquanto nós lutaremos pela comercialização da produção”, completa Joel.

O cronograma dos atos no Estado
Dia 25 – Frederico Westphalen (Regionais Médio e Alto Uruguai, Três Passos e Santa Rosa)
Dia 26 – São Sepé (Regionais Santa Maria e Quarta Colônia)
Dia 28 – Três Cachoeiras (Regional Litoral)
Dia 28 – Porto Xavier/São Nicolau/Roque/Santo Ângelo (Regional Missões II)
Dia 28 – Tapejara/Marau/Pontão/Mormaço e Serafina Corrêa (Regional Passo Fundo)
Dia 28 – Caxias do Sul/Farroupilha/Nova Bassano e Antônio Prado (Regional Serra)
Dia 28 – Dois Lajeados (Trevo) – (Regional Serra do Alto Taquari)
Dia 28 – Piratini (Regional Sul)