Logo Folha de Candelária
Geral 21/08/2025 14:16
Por: Odete Jochims

Museu recebe visita de representante do Ibram para avaliação e cooperação

  Na tarde desta quarta-feira (20), o Museu Aristides Carlos Rodrigues, em Candelária, recebeu a visita do diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Governo Federal, Joel Santana da Gama.

  O encontro teve como principal objetivo avaliar a situação atual do espaço, possibilitando a realização de futuros acordos de cooperação e análises técnicas que auxiliem em projetos, na busca de recursos e na estruturação de melhorias para o Museu, que abriga um dos mais importantes acervos paleontológicos da região.

  Participaram da agenda a secretária de Turismo, Cultura e Cidadania, Cleonice Medeiros, o curador do Museu, Carlos Rodrigues, além de servidores da pasta, que apresentaram ao diretor federal os planos para o fortalecimento da estrutura e a preservação do acervo já existente.

 Atualmente, o Museu encontra-se instalado no Ginásio Ivo Mainardi, no Parque de Eventos Itamar Vezentini, após ter sido transferido do Pavilhão do Sindicato Rural. A necessidade de melhorias na infraestrutura foi destacada por Joel Gama: “O Museu já é uma referência e tem um potencial gigante. É um dos poucos museus brasileiros que tem essa capacidade de pesquisa e técnica na área da paleontologia, especialmente com os fósseis e animais jurássicos. Toda essa significação científica e cultural é muito importante para o país. Existem diversos mecanismos que podem ser utilizados, como políticas públicas, leis de incentivo e emendas parlamentares, para viabilizar a captação de recursos e investir tanto em infraestrutura quanto em equipamentos, além de garantir o cadastramento do acervo junto ao Ibram”, enfatizou o diretor.

  A secretária Cleonice Medeiros ressaltou a relevância da visita e o compromisso da administração municipal com o fortalecimento do patrimônio cultural candelariense:“A presença do diretor Joel Gama em nosso município é um marco importante para o futuro do Museu. Esse diálogo nos aproxima do Governo Federal e abre caminhos para que possamos conquistar investimentos e parcerias que assegurem a preservação, a valorização e a projeção desse acervo único. O Museu Aristides Carlos Rodrigues não pertence apenas a Candelária, mas é um patrimônio do Rio Grande do Sul e do Brasil”, destacou a secretária.

  A visita reforça o empenho da Prefeitura de Candelária em consolidar o Museu como uma referência cientifica, cultural e turística, fortalecendo sua representatividade regional e nacional, além de abrir perspectivas para novos investimentos que garantam sua sustentabilidade e expansão.