Logo Folha de Candelária
Geral 14/06/2019 14:28
Por: Redação

Município realizou blitz de conscientização com população

Ação realizada na última quarta, 12, no centro, integra a Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação / CREAS Cuidar e CRAS Aconchego e Projeto Tempo de Aprender, com apoio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Departamento de Trânsito, e com a parceria do Recanto da Vida e do Grupo Alegria de Viver, realizou na última quarta, 12, a blitz "Essa Vaga não é sua nem por 1 minuto", visando conscientizar motoristas para uso correto das vagas de estacionamento reservadas para idosos e pessoa com deficiência, além do respeito ao espaço onde ficam as rampas de acesso às calçadas. Essa foi uma ação dentre outras que serão realizadas na Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que ocorre de 10 a 14 de junho de 2019.

A blitz foi realizada em pontos de estacionamento exclusivo para o idoso em frente ao Sicredi, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Lotérica, Supermercado Wollmann e em frente à ACIC. No total foram aplicadas 35 multas morais (advertência e orientação aos motoristas). No período da blitz também foi constatado 12 pessoas portando o cartão de estacionamento para idoso, 4 pessoas com cartão de estacionamento para pessoa com deficiência e 44 pessoas abordadas para informações.

Conforme os participantes da blitz, as frases mais ditas pelas pessoas flagradas nos pontos de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência foram as seguintes: “É rapidinho!”, “Ai, eu não sabia!”, “Ai, eu não vi!”, “Desculpe, foi a primeira vez!”, “Mas foi só um minutinho!”, “A minha mulher ficou esperando no carro!”, “Eu só estou aguardando uma pessoa!”

CARTÃO DE ESTACIONAMENTO

O cartão de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência pode ser feito de forma gratuita no Departamento de Trânsito, junto a Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas, localizada na Rua Botucaraí, nº 1022. É necessário apresentar uma foto 3x4; uma cópia da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação e para o cartão de estacionamento para pessoa com deficiência é necessário Laudo Médico. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3743-8160.