Logo Folha de Candelária
Geral 23/03/2020 10:45
Por: Redação

Coronavírus: o que vai funcionar a partir de segunda, 23, em Candelária

A exemplo do que acontece em outras cidades a orientação é ficar em casa e só sair em caso de necessidade

  • Postos de combustíveis estão incluídos entre os serviços considerados essenciais
  • Prevenção: desde sexta, 20, os colaboradores do Posto Esquinão estão trabalhando com máscaras e luvas

No primeiro dia da quarentena imposta pelas medidas anunciadas de restrição e combate ao coronavírus, a segunda, 23, começou com o comércio de Candelária com as portas fechadas. É permitida apenas a abertura de mercados, serviços de sáude, farmácias, restaurantes, postos de gasolina, entre outros. Confira, abaixo, os serviços considerados essenciais, de acordo com o decreto executivo nº 1421, expedido pelo Executivo Municipal de Candelária no dia 21 de março de 2020. Os Correios também anunciaram na sexta, 20, novas medidas de prevenção ao coronavírus. A empresa passará a realizar a entrega e a coleta de malotes simultaneamente em uma visita diária, para melhor aproveitamento da força de trabalho disponível na distribuição e diminuição da frequência de contato com os clientes. A agência de Candelária dos Correios amanheceu fechada. A respeito das rotinas de atendimento, a empresa informou através de seu site, que estão em contato com os governos estaduais e municipais para que suas unidades não sejam incluídas em decretos de restrição de funcionamento. A ideia é garantir o acesso da população aos serviços postais.

Vale destacar que, de forma geral, a orientação dos órgãos de saúde e das autoridades governamentais é uma só: ficar em casa e sair só em caso de extrema necessidade. Um dos serviços incluídos na relação dos considerados essenciais é o prestado pelos postos de combustíveis. Mesmo autorizado a funcionar, o Posto Esquinão mostra-se engajado ao esforço coletivo contra a propagação do vírus. Desde sexta, 20, os colaboradores do posto estão atendendo com máscaras de proteção e luvas. O álcool gel também está sempre à disposição junto às bombas de abastecimento e no interior do estabelecimento. Segundo o gerente de pista, Márcio Bataioli, a idéia é preservar a saúde dos funcionários e dos clientes. “É só através da união de todos que poderemos superar esse momento”, destacou Márcio.

SERVIÇOS ESSENCIAIS

De acordo com o Art. 12º-B do decreto executivo nº 1.421, de 21 de março de 2020, são consideradas essenciais, ficando vedado o seu fechamento, dentre outros, os seguintes serviços:

I - assistência médica e hospitalar;

II - produção, distribuição e comercialização de medicamentos, produtos de higiene e alimentos;

III - tratamento e abastecimento de água;

IV - geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;

V - coleta e tratamento de lixo e esgoto;

VI - telecomunicações;

VII - processamento de dados ligados a serviços essenciais;

VIII - segurança privada;

IX - serviços de manutenção de elevadores e de outros equipamentos essenciais;

X - imprensa;

XI - agropecuários e veterinários;

e XII - funerários.