Logo Folha de Candelária
Política 05/07/2023 14:49
Por: Redação

Subcomissão em defesa do tabaco fará reunião em Candelária na próxima semana

Encontro será realizado no dia 13 de julho, às 18h, na Câmara de Vereadores e, em conjunto com autoridades e produtores de tabaco locais, irá debater estratégias para a proteção desta importante cadeia produtiva

Relatada pelo proponente, deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP), a Subcomissão em defesa do setor produtivo do tabaco e de acompanhamento da COP-10 realizará sua segunda reunião de trabalho no dia 13 de julho (quinta-feira), às 18h, na Câmara de Vereadores de Candelária. A microrregião é a maior produtora e exportadora de fumo do Brasil e concentra os produtores que demonstram preocupações com os impactos e restrições discutidos na Convenção-Quadro do Tabaco. 

De acordo com o deputado, aqueles que mantêm distância da cadeia produtiva completa do tabaco olham apenas para um ponto e não consideram os impactos da produção. "É fundamental entender o processo, desde o setor primário. Ouvir as entidades, produtores, as comunidades, visitar as lavouras, ouvir vereadores, prefeitos e lideranças dos municípios impactados diretamente pelo setor", ressalta Marcus Vinícius. O parlamentar completa: "Queremos dar voz a aqueles que muitas vezes são julgados, sem direito à defesa. Não podemos deixar que pessoas que ignoram a realidade do produtor ditem o futuro de nossos municípios”, observa.

O parlamentar explica que a subcomissão elaborará um relatório com subsídios coletados a partir das reuniões de trabalho, que será encaminhado à Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Agricultura. Na segunda reunião do grupo de trabalho, o deputado espera entender os principais anseios do setor produtivo em relação à COP-10. "A Convenção-Quadro, atualmente, é um evento restrito a ONGs antitabagistas, que busca sentenciar a morte dessa relevante cadeia produtiva, fundamental para a agricultura do nosso estado", opina Marcus Vinícius. 

Com prazo de 120 dias, a subcomissão, vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, percorrerá o estado. Ao final, será apresentado um relatório com o compilado das avaliações dos integrantes da cadeia produtiva.