Logo Folha de Candelária
Geral 22/09/2017 09:23
Por: Jorge Mallmann

Accev comemora mês de aniversário com grande mostra artístico-cultural

As intervenções artísticas acontecerão simultaneamente em locais públicos e estabelecimentos comerciais

Para marcar a comemoração dos 12 anos da Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo (Accev), todos os núcleos da entidade estarão engajados em uma grande mostra artística. A atuação pública acontecerá no centro da cidade, e prevê ocupações em locais públicos como praça, esquinas, rodoviária e supermercados. As intervenções artísticas ocorrem das 9h às 11h deste sábado, 23. De acordo com a presidente da associação, Patrícia Steffanello, a mostra objetiva que as pessoas que vierem ao centro da cidade neste sábado pela manhã possam prestigiar e sentir-se parte da arte Candelária de uma maneira informal e descontraída.
Com exceção do Grupo Rock! Candelária e o Grupo Dançarthe, que ficarão instalados ao lado do coreto da praça, por conta da viabilidade técnica de som, os demais núcleos farão suas apresentações em locais diversos. Dessa forma, quem fizer suas compras nos supermercados do centro da cidade, por exemplo, poderá ser recepcionado pelas sonoras notas vocais do Coral Municipal de Candelária, ou pela dinâmica de instrumentos de sopro da Orquestra de Candelária. Já nas esquinas e ao longo da avenida principal, o Grupo de Teatro Cara & Cor'agem mostrará suas habilidades com a interpretação de clowns ou estátuas vivas. Está sendo esperada também neste dia a atuação do Pelotão Mirim da Brigada Militar, que conta com a parceria da Accev, através da cedência dos professores de música e dança, Francisco Veloso e Thais Silva, para o desenvolvimento do projeto. 
Além de lembrar a passagem do aniversário da Accev, o ato público tem também como objetivo a divulgação da estreia da peça o Auto da Compadecida, que acontece no próximo dia 29, sexta-feira, no auditório da Acic, a partir das 19h30. O ingresso custa R$ 5,00, sendo que o valor arrecadado será revertido para o custeio de despesas com figurinos e cenários do evento. Estará disponível também para venda um lote de camisetas promocionais da Accev, ao custo de R$ 20,00. Quem adquirir, estará auxiliando a associação para melhorias que serão revertidas aos núcleos culturais.
A peça teatral de Ariano Suassuna, que já foi adaptada com sucesso para a televisão e o cinema, conta com personagens alegóricos. A criação desses personagens possibilita que se enxergue a sociedade de uma cidadezinha do Nordeste. Para a coordenadora do grupo, Lilian Shunke, quem assistir a peça terá momentos de alegria, descontração, leveza, mas também terá um contato com seus valores pessoais. Adianta que em uma das cenas será emocionante perceber que a morte atinge a todos, indiferente da raça, credo ou condição social. “ O cenário é simples, o figurino é adaptado, trabalhamos com o que tínhamos em casa, mas, preparamos tudo com muito carinho”, salienta. Além do ingresso, sem obrigação, está sendo incentivado pela Accev a doação de livros usados ou novos. Todos os exemplares arrecadados serão revertidos à Secretaria de Assistência Social do município, que fará a gestão da distribuição do acervo aos seus projetos sociais.
Uma história de 12 anos
Fundada no dia 1º setembro do ano de 2005, a Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo (Accev), tem tido uma importância ímpar para a cultura de Candelária. Do início até hoje, foram diversas pessoas da comunidade candelariense que tiveram a oportunidade de atuar artisticamente, integrarem-se à cultura ou serem espectadores das atividades promovidas pelos núcleos. A associação teve como primeiro presidente o empresário Roque Radtke, um dos idealizadores da Accev. Ele conta que a associação surgiu para oportunizar à comunidade manifestar-se artisticamente, ao mesmo tempo em que oferece riqueza cultural a quem ouve ou assiste. “Acredito que fomentar a cultura e a arte através de um espaço de manifestação e expressão são fundamentais para a formação do ser humano”, ressalta Roque.
Para a atual presidente, Patrícia Loureiro Steffanello, que está a frente da associação desde 2014, a cultura e a arte têm espaço privilegiado em Candelária. “Poucas cidades têm a oportunidade de contar com uma entidade que oferece espaço para atuação a tantos artistas amadores”. Patrícia destaca ainda que eventos tradicionais como Páscoa e Natal, através da Accev, podem contar com a atuação dos artistas voluntários, valorizando a cultura local. “A atuação da Accev ainda gera economia ao município, já que conseguimos trazer apresentações de qualidade com nossos artistas, dispensando a contratação de artistas de outras cidades”, completa.