Logo Folha de Candelária
Esporte 11/01/2019 15:31
Por: Tiago Mairo Garcia

Obras no Darcy Martin iniciam pela reconstrução do muro

Execução do projeto de revitalização do complexo esportivo deve se estender por um período de quatro a cinco meses

A esperada obra de revitalização do Estádio Darcy Martin começou na última segunda, 7, materializando, enfim, a expectativa de quem quer ver uma nova fotografia no complexo esportivo, bem diferente do estado de abandono observado no local nos últimos anos. Conforme a Folha noticiou em dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte idealizou um amplo projeto de recuperação da área que pertencia ao G. E. Juventude, levando adiante uma concorrência pública para contratar uma empresa responsável pela mão de obra necessária para a execução das diversas etapas programadas. A Marion & Cia. Ltda. foi a única empresa que se habilitou no processo licitatório, sendo declarada vencedora para executar a obra, com o município arcando com o material necessário. A revitalização iniciou pela reconstrução da parte do muro do entorno, derrubado no ano passado pela ação de um vendaval.
Indicado pela empresa para coordenar as obras no Darcy Martin, Clair da Silveira disse para a reportagem da Folha que o trabalho no local deverá se estender por quatro a cinco meses, prazo que depende das condições climáticas, conforme salientou. Mesmo assim, a ideia é otimizar ao máximo as horas de serviço. Nessa semana, por exemplo, nos períodos de chuva, foi dado início ao trabalho de reboco dos vestiários. Depois do muro, Clair pretende seguir as demais etapas previstas no projeto, com algumas sendo executadas de forma simultânea. A construção de um novo alambrado ao redor do campo deverá iniciar assim que for concluído o muro. A área do campo deverá também ser roçada sem demora para possibilitar uma melhor visualização do desnível hoje observado. O desnivelamento será corrigido, devendo ser usada areia para ajudar no preenchimento. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, lembra que na parte externa do alambrado haverá espaço para uma pista de caminhada. Neste sentido, registra que as medidas utilizadas no campo eram de 100m x 80m. Na largura, conforme argumentou, haverá um ganho considerável de espaço, pois o campo passará a ter as medidas oficiais indicadas pela Fifa, de 105m de comprimento por 68m de largura. A revitalização ainda prevê a recuperação das áreas cobertas e a construção de uma quadra de areia atrás da goleira situada mais perto do portão de acesso ao estádio. O mais importante, reafirma o secretário Jorge, é que, a partir da revitalização, a comunidade terá à disposição uma nova área pública, destinada não só para a finalidade esportiva, mas também um espaço de recreação e lazer. “Uma vez concluído esse projeto, não estão descartadas outras melhorias no complexo”, completou.

As diferentes etapas do projeto
Reconstrução do muro externo - Limpeza e roçada de toda a área (16.967 m2) - Construção de alambrado ao redor do campo - Nivelamento do campo, atendendo às necessidades da drenagem - Construção de uma quadra de areia - Recuperação da arquibancada - Construção de pista de caminhada ao redor do gramado - Reforma das benfeitorias e vestiários - Iluminação externa com refletores.

Histórico
Na data de 6 de abril de 2016 o município de Candelária assumiu a posse da área do Estádio Darcy Martin, que antes pertencia ao Grêmio Esportivo Juventude. Um acordo na ação popular movida pelo oficial de justiça Eulálio Schneider possibilitou a mudança na posse do complexo esportivo. Por ora, o município ainda não possui a escrituração do imóvel, o que se deve a um impasse na compensação das dívidas com o IPTU do Juventude com as benfeitorias deixadas pela agremiação no local. Essa situação inviabiliza, por enquanto, a destinação de recursos federais para mehorias no complexo, pois uma das exigências é a comprovação da propriedade em nome do município. Em vista disso, a obra de revitalização será toda custeada com recursos do município.