Logo Folha de Candelária
Geral 09/11/2023 17:44
Por: Charles Silva

Comunidades cobram agilidade na execução de obras no interior

Junto de sua equipe, o prefeito Nestor Ellwanger recebeu representantes de diversas comunidades rurais para prestar esclarecimentos acerca da demora para iniciar os trabalhos

  • Comunidade da Data do Ribeiro buscou informações acerca do início das obras de seu Centro de Convivência
  • Equipe da Escola Professor Dinarte cobrou agilidade para a reforma do ginásio do educandário
  • Grupo da Costa do Rio discutiu sobre a implementação da rede de água na localidade

A última semana foi de movimento intenso na sede do Executivo municipal, que recebeu diversas comitivas do interior de Candelária que buscavam respostas a respeito de obras e melhorias que já deveriam ter sido implementadas em suas comunidades.

Costa do Rio - Na terça, 7, liderada pela vereadora Ginevra da Silveira (PSB), um grupo de moradores da Costa do Rio esteve reunido com o prefeito Nestor Ellwanger e sua equipe, para discutir sobre a implementação da rede de água na localidade. Segundo a vereadora, os recursos já estão disponíveis e é necessário traçar um plano de ação para dar início às obras.

O prefeito explicou aos moradores que há uma ordem de serviço para que todos os trajetos que necessitam de redes de água sejam implantados e, assim que uma região é concluída, a próxima começa a ser feita. Conforme Rim, mesmo onde as redes serão feitas pela Corsan, a prefeitura precisa disponibilizar mão de obra. “Estamos cientes das dificuldades e nossas equipes estão trabalhando forte e logo todos serão beneficiados”, relatou.

Por fim, o chefe do Executivo se comprometeu em falar com a Pasta responsável, para saber como está, qual a programação e qual o custo da obra, tendo em vista, que pode ser terceirizado ou não o trabalho. Os moradores também se disponibilizaram a contribuir com a execução do trabalho para uma maior agilidade, que deverá levar em torno de 30 dias para ser concluído, sem considerar os dias chuvosos.

Data do Ribeiro - Na manhã desta quinta, 9, a vereadora Alexandra Bini liderou uma comitiva da localidade de Data do Ribeiro ao gabinete do prefeito Nestor Ellwanger, que junto ao vice-prefeito Cristiano Becker e o secretário de Administração e Planejamento, Jorge Mallmann, prestou esclarecimento sobre o atraso da obra do Centro de Convivência da localidade, que foi licitada em maio, através de uma Emenda Parlamentar do Deputado Covatti Filho.

Segundo o secretário Jorge Mallmann, o tramite que era de responsabilidade do município foi concluído, porém, falta a autorização da Caixa Econômica Federal para início das obras. Sendo assim, nesta sexta, 10, será solicitado ao diretor de Planejamento, Dionatan Willian, que verifique junto à Caixa Econômica de Santa Maria o porquê da demora, no intuito de acelerar o início das obras.

Vila Passa Sete - Ainda na manhã de quinta, a vereadora Cristina Rohde (PSDB), conduziu um grupo da Escola Professor Dinarte, da Vila Passa Sete, para cobrar o Executivo acerca do andamento do projeto de reforma do ginásio da escola, viabilizado por uma emenda do Deputado Federal Lucas Redecker (PSDB). O grupo foi composto pela diretora da, Mara Steindorff, vice-diretora Jocelane Jappe Ruas, a integrante do conselho escolar, Flávia Goelzer e a presidente do CPM da escola, Carla Ziemann.

Na oportunidade, os representantes da Prefeitura explicaram que o repasse da emenda foi confirmado há cerca de 15 dias, após uma espera de mais de dois anos. Em função da demora, a empresa vencedora da licitação desistiu do contrato para executar a obra. A partir de orientação da Caixa Econômica Federal, a administração esperou a confirmação da destinação para iniciar os trâmites para realizar uma nova licitação. Com a liberação do recurso, a Prefeitura já tratou de atualizar os orçamentos e providenciar o ajuste na contrapartida e pretende já na próxima semana encaminhar a licitação para finalmente poder efetivar a esperada reforma no ginásio.