Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Servi?o Sentinela divulga concurso pelas escolas

No último dia 18 de maio, a secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, através do Serviço Sentinela, lançou uma proposta diferenciada em Candelária. O concurso de redação, destinado a escolas com ensino médio, Guia Lopes, Concórdia/Ulbra, Lepage, Medianeira e Fábio N. dos Santos, visa conscientizar através da elaboração de textos e troca entre os alunos.
A partir do lançamento da idéia, a equipe do Serviço Sentinela passou a visitar as escolas do município para explicar aos educandos sobre todas as normas e intenções do concurso. Na manhã de segunda-feira, 4, a pedagoga Eliana Reolon Gelain e as psicólogas Roberta Crespo Moreira e Cristiane Pradella estiveram reunidas com os estudantes de ensino médio da escola Gastão B. Lepage.
Ao total, serão 40 turmas de ensino médio mobilizadas, com 989 alunos envolvidos. Com o auxílio de professoras de Língua Portuguesa, eles trabalharão a redação durante quatro meses. Segundo explica Eliana, em seguida as educadoras pré-selecionarão três redações em cada turma, trabalhos que serão julgados por uma comissão avaliadora especialmente montada para o concurso. Será essa comissão a responsável pela divulgação das três melhores redações de cada série do ensino médio, além de três do Eja.
Slogan - “Educai as crianças e não será preciso punir os adultos” (Pitágoras). Esse é o tema escolhido pela comissão organizadora para alicerçar o concurso de redação sobre violência em Candelária. “Escolhemos esse slogan, pois este é um trabalho de conscientização”, esclarece Eliana. “Buscamos a parceria do maior número possível de pessoas para debatermos a violência e fazer com que as pessoas denunciem. Só assim teremos conhecimento dos casos que precisam ser tratados”, conclui.