Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Atl?tico Candelariense: educando para o futuro

Zezinho destaca as primeiras partidas realizadas pelo clube. “O primeiro jogo oficial da escolinha foi nas categorias mirim e infanto-juvenil contra a escolinha do Grêmio em agosto de 1992, disputado no campo suplementar do Olímpico em Porto Alegre. Daian Éder Porto marcou o primeiro gol oficial da escolinha. Em Candelária, o primeiro amistoso aconteceu no antigo campo da Cagigo, contra a Xalingo de Santa Cruz do Sul nas categorias pré-mirim, mirim e infanto-juvenil. O primeiro gol da escolinha em Candelária foi marcado por Rafael Vezentini”, lembra. Nos primeiros anos da escolinha foram realizadas várias excursões para cidades do RS e também para fora do estado. Segundo o presidente Paulo Almeida, as viagens para os estados de MG, RJ, PR e SC colocaram o Atlético na vitrine do futebol brasileiro, pois nestas excursões, vários jogadores da equipe candelariense puderam ser observados. A escolinha enfrentou nestas viagens equipes de tradição como Atlético/MG, Botafogo/RJ, Paraná Clube, Atlético/PR, Coritiba, Figueirense e a escolinha do ex-craque do Inter Valdomiro Vaz Franco, situada em Criciúma/SC. Nestes 15 anos o Atlético participou de várias competições, conquistando diversos campeonatos, a maioria na categoria juvenil. Em 2006 a escolinha formou uma equipe adulta com a maioria de ex-jogadores da escolinha e sagrou-se campeã da categoria B e vice da categoria A do municipal de futebol de campo de Candelária. Segundo Paulo Almeida, a atual Copa Regional Imprymex de Escolinhas foi idéia do Atlético. “Em 1997 eu e o Astor Ellwanger (Abacate) estivemos em uma reunião com os demais dirigentes de escolinhas do Vale do Rio Pardo e Taquari na cidade de Pantano Grande e colocamos a idéia de fazer um certame regional de escolinhas. A idéia foi aprovada por todos e naquele mesmo ano iniciou o certame”. O Atlético teve nestes 15 anos os seguintes presidentes: Rodolfo Feldmann, Astor Rui Ellwanger (Abacate), José Carlos Braga e Paulo André de Almeida.
METAS – Há mais de 10 anos, o Atlético conta com a ajuda de empresas locais e entidades assistenciais do município que colaboram mensalmente com o clube. “Se não fosse a ajuda destas empresas e entidades, certamente não estaríamos mais em funcionamento, tamanha às dificuldades. Por isso que agradeço a todas por confiar em nosso trabalho”. Paulo também agradece a parceria nestes 15 anos da Escola Lepage que gentilmente cede a sua praça esportiva para os treinos e jogos da escolinha. Um dos objetivos segundo o presidente, é a aquisição de um terreno para a construção de uma praça de esportes própria da escolinha. “Esta é a principal meta, eu não morro enquanto eu não conseguir este objetivo", enfatizou.
CIDADÃOS – Paulo e Zezinho destacam que o maior orgulho da escolinha é a formação dos jovens além do esporte, como cidadãos. “Temos uma parcela muito importante na educação da maioria dos meninos candelarienses que passaram por aqui. Hoje eles são grandes homens, vencedores na vida”. O que prova que o esporte é acima de tudo uma grande arma da sociedade na luta contra a violência, ensinando virtudes como o respeito e a educação do ser humano perante o próximo. “O esporte educa para sempre”, completa o presidente.
Atualmente, a escolinha conta com aproximadamente 100 meninos divididos em cinco categorias. A esquipes são comandadas pelos treinadores André Almeida e Douglas Braga, filhos de Paulo e Zézinho. “Eles estão desde a o começo da escolinha e hoje orientam os meninos para serem não apenas vencedores nas partidas, mas vencedores na vida”, destaca o presidente Paulo Almeida.

Escolinha joga sábado
O Atlético jogará neste sábado, dia 9, no Estádio dos Eucaliptos em Santa Cruz do Sul contra o Esporte Clube Avenida. As partidas serão validas pela Copa Regional Imprymex de escolinhas e acontecem nas categorias 92, 94, 95 e 96. A saída da delegação esta marcada para as 8h30 defronte à Praça Alberto Blanchardt da Silveira. Amanhã, dia 7, a partir das 19 horas, acontecerá na residência do presidente Paulo Almeida uma reunião para a eleição da nova diretoria da escolinha. O Atlético também está programando uma comemoração alusiva à passagem dos 15 anos do clube em data ainda a ser confirmada.