Logo Folha de Candelária
Política 16/08/2024 09:11
Por: Diego Foppa

Candidatos se apresentam e falam de suas expectativas

Nestor Ellwanger (Rim), Paulo Butzge e Wilmar Rediske são os concorrentes para o cargo de prefeito

Candelária tem três chapas com registro reconhecido pela Justiça Eleitoral para disputar a eleição para prefeito em 6 de outubro. A coligação União por Candelária (P/MDB/PL/Federação PSDB Cidadania) será representada por Nestor Ellwanger (Rim) a prefeito e Cristiano Becker a vice-prefeito. Já a Coligação com o Povo (PSB/Republicanos) terá Paulo Butzge como candidato a prefeito e Alan Wagner a vice. E o PDT irá participar do pleito com Wilmar Rediske concorrendo a prefeito e Sadi da Fontoura Porto a vice-prefeito. Até o final da campanha, a cobertura da Folha irá apresentar os candidatos e conhecer suas propostas para governar Candelária nos próximos quatro anos. Nesta primeira reportagem, os candidatos se apresentam e falam de suas expectativas para a campanha.

CONFIRA ABAIXO:

Quem é Nestor Ellwanger?
O Nestor Ruben Ellwanger, o Rim, é filho de pequenos agricultores da Linha do Rio, onde nasci no dia 24 de abril de 1956 e estudei na Escola Estadual Emanuel Türk. Com oito anos, vim morar na cidade e segui meus estudos na Escola Guia Lopes e no Colégio Concórdia. Comecei a trabalhar com 13 anos e nunca parei. Nesta atividade, aprendi a gostar de servir o próximo, ajudar as pessoas, principalmente as mais humildes. Gosto muito do contato com as pessoas, sejam elas da cidade ou do interior. Assim a comunidade aprendeu a me conhecer, me concedendo a honra de me eleger vice-prefeito e depois prefeito na última eleição.  Esse é o Rim, uma pessoa que é de Candelária, que todos conhecem e que, independente do cargo que ocupa, segue sendo o mesmo, valorizando, a humildade, além da amizade, o bom convívio familiar e a honestidade. 

Expectativas para a campanha
Ao lado do meu vice Cristiano, queremos fazer uma campanha com foco no bem comum das pessoas que nasceram e as que escolheram Candelária para morar. Uma campanha voltada para gerar mais empregos e melhorias para a população da cidade, sejam moradores dos bairros ou do centro. E também para trazer avanços e melhores condições de vida para as pessoas do interior. Acreditamos no potencial do nosso município, que completa 100 anos de emancipação em 2025. Acredito que Candelária cresceu muito nos últimos anos. Os números da economia mostram isso. Mas é preciso avançar mais e é isso que queremos buscar. Na nossa campanha queremos conversar com as pessoas, mostrar o que foi feito, apesar das dificuldades enfrentadas, e o que ainda queremos fazer daqui para a frente. Espero também que a gente tenha uma campanha limpa, sem ataques pessoais. Essa será a nossa proposta. Porque acredito que a política se faz para as pessoas, buscando sempre uma vida melhor. E se o município se desenvolve, o povo cresce junto. Essa é a receita que vamos defender na nossa campanha. 

Quem é Paulo Butzge
Paulo Butzge é uma pessoa alegre, séria, honesta que enfrenta os desafios e gosta muito de trabalhar. Nascido em Candelária, candelariense de coração, estudante desde muito cedo, formado em direito pela Unisc. Aprendeu a trabalhar com os pais na infância, sempre ajudando na empresa da família. Tenho um profundo conhecimento das tarefas e de políticas públicas e me considero preparado e disposto a contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas do município de Candelária.

Expectativa para a campanha
Para a campanha que se inicia esperamos que seja uma campanha limpa, sem agressões pessoais, onde apresentaremos nossas propostas e projetos de austeridade e de resgatar o desenvolvimento do nosso município para que Candelária volte a crescer e ocupar um lugar de onde nunca deveria ter saído. O tempo de campanha é curto, o município é grande e talvez nós não consigamos visitar todos pessoalmente. Vamos fazer uma campanha enxuta, com poucos recursos, mas sem pensar em momento nenhum na distribuição de cargos no governo e sim pensar muito no bem estar de todos e no progresso de Candelária.

 

Quem é Wilmar Rediske
Eu nasci em Candelária, na frente do Parque de Eventos. Sou filho de pequeno agricultor. Comecei trabalhando como verdureiro, leiteiro, servente de pedreiro e também fui servente de calceteiro, quando trabalhei com meu tio, o João do calçamento. Ajudei a calçar três quadras em Candelária. Depois, fui trabalhar no comércio vendendo bicicletas e motos. Em 1983, com 22 anos, em uma época em que era difícil vermos jovens empreendedores, eu e o José Augusto Butzke abrimos uma revenda de motocicletas. Nesse período, também fiz a formação de Técnico Agrícola no Colégio Concórdia. Fiz a minha formação em Direito na Universidade de Cruz Alta e, quando concluí, fui aprovado na prova da OAB. Desde 1993, estou apto a atuar como advogado. Foi quando retornei a Candelária. Nesse mesmo ano, abri uma revenda da Chevrolet, na qual atuei até 2013. Vendi o imóvel para a Afubra, pois meus filhos não iriam tocar o negócio, e passei a me dedicar exclusivamente à advocacia. 

Expectativa para a campanha
Participo da vida política desde 1994, quando Matheus Schmidt me filiou ao PDT, na época do Edilo Machado. Nessa campanha, pretendo contar com a população, com o eleitor. Até porque, como dizia o Cristiano Pinto Becker, 'um tostão contra um milhão'. Vou me agarrar nessa frase - até porque eles se uniram lá, e nós vamos contra eles. Nossa campanha será simples e modesta. Somos uma opção diferenciada e vamos demonstrar isso no decorrer da campanha eleitoral. O povo vai ficar esclarecido e se dar conta que esses outros dois candidatos, na verdade, são um só.