Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Inscri??es para o Enem 2007 encerram hoje

Quem ainda não se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2007 ainda tem tempo. O período de inscrição termina nesta sexta-feira, 15. Podem participar da prova estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Os alunos interessados devem procurar a direção das escolas, retirar e preencher a ficha corretamente. Em seguida, devem entregá-la na agência do Correio, apresentando identidade e CPF. Para os candidatos das escolas públicas, a inscrição é gratuita. Já para os educandos de instituições particulares há uma taxa de R$ 35,00. Os egressos, que já terminaram o ensino médio, devem fazer suas inscrições diretamente no Correio, também apresentando os documentos exigidos e pagando a taxa de R$ 35,00.
Segundo a coordenadora do Enem na escola Guia Lopes, Suzana Brandt, as provas serão aplicadas no dia 26 de agosto em várias cidades da região, ficando a critério dos candidatos a escolha do local da prova ainda na hora da inscrição. Ela também antecipa que o cartão de confirmação da inscrição será enviado a todos os inscritos até 17 de agosto, via Correios, para o endereço indicado pelo participante.
As provas começam às 13h e terminam às 18h. Os estudantes devem chegar ao seu local de prova com pelo menos uma hora de antecedência. O candidato deve levar um documento de identidade com foto, o comprovante de inscrição, a folha de respostas do questionário socioeconômico preenchida, lápis preto nº 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. O boletim individual de resultados começará a ser entregue na segunda quinzena de novembro. Maiores informações podem ser obtidas através da Cartilha do Enem 2007 ou na Internet, pelo site www.enem. inep.gov.br

Enem: um exame diferente
O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame. Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.