Logo Folha de Candelária
Geral 01/12/2022 20:21
Por: Charles Silva

IBGE já entrevistou cerca de 90% dos candelarienses

Com forte tendência para a redução da população, Candelária vive momentos de expectativa para garantir recursos do FPM

  • Mais de 27 mil habitantes já foram alcançados pelos recenseadores do IBGE | AI Prefeitura / Divulgação
  • Catiane Amelini, Agente Censitária Municipal: A colaboração de todos é fundamental | Charles Silva / Folha de Candelária

A coleta de dados do Censo 2022 está em sua reta final em Candelária. A estimativa dos agentes censitários é que mais de 27 mil candelarienses já tenham sido alcançados, cerca de 90% da população do município. As visitas devem ser concluídas até o dia 10 de dezembro, pois o município deve entregar um relatório ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o dia 20 deste mês. Estes dados populacionais irão determinar os valores que o município receberá através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2023. 

A Agente Censitária Municipal Catiane Ferrreira Amelini relata que a coleta deverá ser finalizada dentro do prazo estipulado. “Todos os setores já estão praticamente prontos. O que estamos fazendo agora é uma ‘recoleta’, tentando chegar até os moradores que estavam ausentes durante as visitas ou mudaram de residência recentemente. Candelária tem uma rotatividade imobiliária muito grande, são muitas residências vagas e de uso ocasional. Nesse caso, iremos novamente até estes locais para não deixar ninguém de fora”, comenta.

Durante o mês de novembro, na tentativa de alcançar todos os cidadãos, os agentes do IBGE percorreram mais de 3.000 km dentro de Candelária. “Há poucos dias alcançamos um morador que nunca havia sido recenseado. Após 45 minutos percorrendo um trajeto difícil, que teve que ser concluído a pé, chegamos até o homem de 66 anos, que recebeu a equipe com um misto de surpresa e emoção. De acordo com ele, a família nunca havia sido recenseada e só havia ouvido falar do censo pelo rádio ou televisão” conta Catiane.

 

Prévias dão sinal de alerta

Com o Censo se aproximando do fim, há uma grande expectativa quanto ao número total de habitantes do município. Dados preliminares indicam que vários municípios da região apresentaram redução populacional. Caso essa tendência se repita em Candelária e os resultados fiquem abaixo dos 30.565 habitantes, o orçamento do município será diretamente afetado pelos próximos anos, deixando de arrecadar mais de R$ 3 milhões em recursos do FPM, que calcula a distribuição dos recursos através de faixas populacionais pré-estabelecidas.

Diversas ações estão sendo desenvolvidas para não deixar ninguém de fora. A campanha “Censo 100%” foi lançada pela Prefeitura Municipal para incentivar a participação no Censo através dos veículos de imprensa e mídias sociais. Outras ações têm como objetivo a distribuição de questionários nas escolas e empresa do município. A Agente Censitária Municipal pede que a população que ainda não foi recenseada entre em contato com a prefeitura. “Conversem com seus amigos e familiares sobre a importância de participar do Censo. Caso não tenha disponibilidade para receber uma visita, é possível responder a entrevista também pelo celular. A colaboração de todos é fundamental para o desenvolvimento do município de Candelária”, conclui.

 

Participe do Censo

Se você ainda não recebeu a visita do censo, a hora é agora. Entre em contato com o fone/whatsapp (51) 98310 1050 e peça a visita de um recenseador ou procure o Posto de Coleta do IBGE na Prefeitura.