Logo Folha de Candelária
Geral 20/10/2017 08:35
Por: Jorge Mallmann

Arqus: uma nova opção em soluções ambientais e arquitetura

Empresa possui parceiros em serviços que se complementam, garantindo a continuidade na qualidade da prestação de serviços

  • Camila em Teresina: atualização do plano diretor da cidade
  • Camila Pohl Fröhlich: soluções e projetos diferenciados

A alavancagem econômica das cidades implica em modificações ambientais, seja pela produção de lixo, pela geração de esgotos, pela retirada de vegetação, entre outras diferentes formas. Porém, a Constituição Federal da República garante, em seu art. 225 que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado". Como forma de garantir esta condição para as presentes e futuras gerações, algumas atividades foram elencadas na forma da Resolução CONSEMA nº 288/2014 (e alterações posteriores), indicando a necessidade do licenciamento ambiental. Trata-se do encaminhamento, junto ao órgão ambiental municipal, de estudos e projetos referentes a certas atividades e/ou empreendimentos, de modo a regular a ação destas para com o meio ambiente.
A listagem completa das atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, pode ser conferida junto ao Anexo I da Resolução acima mencionada. A título de conhecimento, cabe citar algumas delas: escolas, supermercados, restaurantes, hotéis, estofarias, indústrias nas diversas segmentações, oficina mecânica, laboratórios, clínicas médicas e veterinárias. Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a necessidade de elaboração de Planos de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos por parte dos empreendimentos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Como forma de auxiliar os empreendedores na sua regularização perante o órgão ambiental, a empresa ARQUS - MEIO AMBIENTE E ARQUITETURA LTDA se apresenta como uma nova opção, ao ofertar seus serviços de meio ambiente também no município de Candelária. A empresa tem à frente duas irmãs candelarienses, profissionais com formações distintas, que eventualmente se comunicam e se complementam. Uma delas é Camila Pohl Fröhlich, formada em engenharia ambiental pela Unisc, com mestrado em desenvolvimento regional e atualmente cursando uma especialização em direito ambiental. A outra é Cássia Pohl Fröhlich, formada em Arquitetura e Urbanismo também pela Unisc, com foco de atuação principalmente na construção civil, respondendo também pelas demandas de planejamento territorial.
Com sede em Santa Cruz do Sul, a ARQUS é uma empresa jovem, tendo iniciado suas atividades em julho deste ano, após quase dez anos de experiência nas áreas de atuação, prestando consultorias e elaborando projetos para empresas, órgãos públicos e pessoas físicas. Ao atuar em vários municípios da região, Camila estabeleceu contatos e criou parcerias, que lhes possibilitaram trabalhos, inclusive em outros estados. Neste sentido, Camila destaca a atualização do plano diretor da capital do Piauí, Teresina, em parceria com a empresa Latus, de Porto Alegre, e a assessoria ambiental para a construção das Lojas Renner em todo o território brasileiro, sendo as mais recentes em Brasília e na região metropolitana de Belém, no Pará.
No âmbito de Candelária, Camila elaborou o processo de licenciamento ambiental para dois empreendimentos de grande importância econômica para o município: a Comercial de Alimentos Botucaraí e o Supermercado Único/Rede Super. Também está atualizando o Plano Municipal de Saneamento, nos segmentos de resíduos sólidos e drenagem pluvial, através de parceria estabelecida com a empresa Urbana, de Porto Alegre. Sempre na busca por aprimorar os serviços prestados, antes mesmo do nascimento da sua empresa, a engenheira ambiental aproveitou um intercâmbio que realizou no Acre, durante seu mestrado, para conhecer, além do arrojo político de referência no advento da adaptação às mudanças climáticas, também as iniciativas de educação ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Como presente, trouxe junto uma mochila do educador ambiental, repleta de atividades e tutoriais, ampliando o rol dos serviços oferecidos pela ARQUS.
A empresa ainda possui parceiros para dar conta de todo um conjunto de serviços que se complementam, garantindo a continuidade da qualidade na prestação dos serviços. São serviços nas áreas da construção civil, da segurança do trabalho, fauna e flora, topografia, geologia, etc.
Se num primeiro momento, a ARQUS se credencia em dois segmentos bem distintos, a projeção para o futuro, segundo Camila, é unir e integrar as duas atividades, considerando que muitas vezes elas se tornam afins, possibilitando soluções e projetos diferenciados. Camila Fröhlich destaca que a ARQUS nasceu também do desejo de viver em uma cidade com mais qualidade de vida. "Esse é nosso compromisso impresso em cada trabalho realizado. Prezamos pela qualidade do serviço, porque ele é fruto do que pulsa em nossas veias. Priorizamos a ética nas informações prestadas porque enxergamos nosso futuro como consequência de cada ação tomada no presente." Interessados podem contatar o fone/ whats (51) 99961 9817