Por: Diego Foppa
Câmara receberá palestra sobre a importância do Afloramento do Botucaraí
Encontro será realizado na terça (10), às 19h
Nesta terça (10), às 19h, na Câmara de Vereadores de Candelária, será realizada a palestra A importância do Afloramento Botucaraí e sua contribuição para a compreensão do Triássico, ministrada pelo paleontólogo Dr. Bruno Ludovico Dihl Horn, do Serviço Geológico do Brasil. O encontro tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre a necessidade de avaliar a situação atual do Afloramento Botucaraí, as margens da RSC-287, e buscar soluções efetivas para a preservação do patrimônio natural e científico do município. Entre as alternativas em discussão, destaca-se a instituição de um Monumento Natural, medida fundamental para assegurar a proteção de áreas de elevado valor geológico e paleontológico.
Durante a palestra, o Dr. Bruno Ludovico Dihl Horn abordará a relevância do Afloramento Botucaraí, sua contribuição para a compreensão do período Triássico e os diversos elementos científicos que podem ser inferidos a partir desse importante sítio geológico.
A participação da comunidade em geral, bem como de autoridades, lideranças políticas, educacionais e institucionais, é essencial para fortalecer o debate, ampliar a conscientização e construir, de forma coletiva, soluções que garantam a preservação desse patrimônio de relevância científica e histórica.
MEDALHA “O CANDELÁRIA”
Após o encontro, ocorrerá a entrega da Medalha “O Candelária” ao paleontólogo Dr. Bruno Ludovico Dihl Horn, como reconhecimento ao relevante trabalho desenvolvido em benefício de Candelária. A indicação partiu da Curadoria do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, em razão da significativa contribuição do pesquisador, especialmente pelo trabalho realizado na instituição e a consolidação de importantes referências científicas para o município.