Logo Folha de Candelária
Geral 16/04/2020 16:22
Por: Redação

Apesar da suspensão das aulas, merenda escolar chega às casas dos alunos

Em ação conjunta das secretarias de Educação e Assistência Social destinam produtos alimentícios às famílias dos alunos da rede pública

Com a quarentena decretada em função da pandemia do coronavírus e a consequente suspensão das aulas, havia permanecido em aberto a questão relacionada ao destino que se daria aos alimentos que compunham a merenda escolar das escolas municipais. Na segunda-feira, dia 13, a secretaria municipal de Educação recebeu orientação através da Resolução nº 2 de 9 de abril. Conforme o documento, a secretaria possui a liberdade para decidir o destino dos alimentos. Porém, tendo em vista as necessidades causadas pela própria pandemia, uma decisão tomada em conjunto entre as secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e Habitação determinou que os alimentos componentes da merenda escolar seriam destinados às famílias dos próprios alunos das redes públicas de ensino, selecionadas entre as que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Depois de serem organizados em kits, alimentos como farinha, leite, biscoitos, margarina, achocolatados, entre outros, puderam assim ser distribuídos a quem realmente precisa. A primeira entrega foi realizada na última terça, 14. Para definir as famílias que receberiam os kits, a secretaria municipal de Assistência Social elaborou uma logística de entrega com as famílias mais necessitadas do município, com alunos na rede municipal. Ao receber a doação, o responsável pelo aluno assina um termo (em que consta o nome do aluno e da escola em que estuda) confirmando a destinação, para posterior prestação de contas. Foram feitas até o momento aproximadamente 50 entregas. Na elaboração dos kits, foi fundamental a participação da nutricionista Patrícia Schäffer, ligada à secretaria e ao Conselho de Alimentação Escolar.

A secretária municipal de Educação, Leandra Sartori, falou da importância do ano de 2020, no sentido de trazer a necessidade, conforme argumentou, de trabalhar em sintonia com as demais secretarias, para garantir o bem comum. Leandra também falou acerca dos alimentos da Agricultura Familiar, que serão revertidos para o Gabinete da Primeira-dama e usados no Sopão do Carinho, projeto antecipado este ano também em razão da pandemia.

A respeito da merenda escolar, a secretária Leandra garantiu, em nome da Educação e da Assistência Social, que todos os alimentos chegarão ao seu destino – os alunos mais necessitados. A situação deverá se normalizar com o retorno às aulas, em princípio previsto para o dia 04 de maio.