Por:
Mobiliza??o em torno da produ??o leiteira
Na noite da última terça-feira, 12, cerca de 43 produtores da Linha do Rio estiverem reunidos no ginásio do Olarias em um encontro promovido pela comissão do Programa de Desenvolvimento da Bacia Leiteira de Candelária. Além disso, também estiveram presentes na atividade representantes das entidades envolvidas no programa, Banco do Brasil, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS-Ascar, Inspetoria Veterinária, prefeitura municipal e Sicredi.
O encontro deu prosseguimento aos trabalhos de ampliação da pecuária leiteira no município. Na oportunidade, foi relatado aos presentes o histórico da bacia leiteira em Candelária desde a década de 60 e apresentadas as intenções das entidades envolvidas no sentido de ajudar o produtor a investir adequadamente na produção de leite. Além disso, os próprios pecuaristas debateram as dificuldades enfrentadas e apontaram sugestões, o que, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Orlando Kochenborger, é de suma importância para se tomar conhecimento da estrutura existente e as aspirações em relação à produção.
IMPORTANTE - Nesta terça-feira, 19, outra reunião nestes mesmos moldes foi feita com os produtores de leite da Linha Brasil, Travessão Schoenfeldt e Vila Botucaraí. Posteriormente, no dia 26, o encontro será na localidade de Rebentona.
Profissionalização
A intenção do Programa de Desenvolvimento da Bacia Leiteira de Candelária é promover a longo prazo a profissionalização da produção no município, para que se possa ter as bases exigidas pelo mercado: produtividade, qualidade e sanidade dos rebanhos. Para isso, serão promovidos cursos, treinamentos especiais e visitas, ações que servirão como critério para que os pecuaristas consigam créditos bancários, assistência técnica e participação efetiva da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.