Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

De atendentes para consultores

Desde a última terça-feira, 19, está acontecendo no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária um curso de Técnicas de Vendas. As aulas estão sendo oferecidas pela própria Acic em parceria com o Sebrae e estão sendo ministradas pelo consultor Beto Vidal. As atividades, que reuniram 25 pessoas do comércio local, encerram nesta sexta-feira, 22, após 15 horas/aula.
Segundo Vidal, o principal objetivo do curso é aperfeiçoar as habilidades no atendimento e disponibilizar técnicas que possam melhorar as vendas das empresas participantes. “Nossa grande bandeira é que as pessoas passem de simples atendentes para consultores de venda”, explica o professor, ressaltando o real significado de uma boa venda. “Vender é isso, é persuadir as pessoas a comprarem determinado produto em detrimento de outro”.
A metodologia empregada durante as aulas alia teoria e prática, com dinâmicas de grupo que simulam situações do dia-a-dia para apurar a postura dos participantes. Uma das atividades aplicadas foi a folha de estudo de determinado produto, suas características, benefícios para os clientes e o principal diferencial em relação à concorrência. “O grande desafio das empresas é a concorrência. Afinal, o que faz as pessoas optarem pela minha empresa? Um bom vendedor precisa ser um bom defensor de seu produto”, evidencia.
EXPECTATIVA – Segundo explicou a reportagem da Folha, a principal expectativa ao final do curso é de que os alunos saiam com uma visão clara do que precisam melhorar no seu trabalho, primando pela postura profissional e espírito de equipe. “Os vendedores não podem ficar isolados. Já que são o combustível da empresa, devem estar mais próximos da parte de gestão”, esclarece. Ele ainda elogia a iniciativa da Acic em promover esse tipo de atividade para seus sócios e faz votos de que outras ações nesse sentido continuem sendo desenvolvidas em Candelária.

Visão de mercado
A Agrokottwitz mobilizou seus funcionários para participar do curso. Além do gerente, Daniel Krug, outros três funcionários também participaram das aulas, Maurício Roberto Teichmann, Sérgio Leandro da Silva e Rosana Gabriela da Silva. Segundo Krug, investir nos funcionários é muito importante para as firmas que têm visão de mercado e que desejam crescer, pois amplia a visão em atendimento diferenciado e vendas dos colaboradores. A operadora de caixa Rosana aprovou a experiência. “Gostei muito. Os assuntos foram bem colocados e as aulas bem descontraídas”, declara.