Por:
Comunidade se despede de Itamar
A comunidade candelariense se despediu no último domingo, 24, do professor Itamar Vezentini. Ele faleceu às 7h da manhã do mesmo dia, aos 59 anos, no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, onde fazia tratamento contra o câncer, doença que se manifestou há cerca de cinco anos. Natural de Carlos Barbosa, onde nasceu no dia 25 de fevereiro de 1948, ele foi formado pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, chegando em Candelária em 1975 na condição de irmão marista para assumir a coordenação do Colégio Nossa Senhora Medianeira. Em 1976, assumiu a coordenação da escola estadual Lepage e, no período entre 1977 e 1985, a titularidade da secretaria municipal de Educação de Candelária. Seu peculiar empenho à causa da educação lhe rendeu notoriedade, alçando-o à carreira política e garantindo a vereança por duas legislaturas, em 1982 e 1988. Entre 1993 e 1996, Vezentini foi secretário municipal de Educação de Santa Cruz, na gestão de Edmar Hermany.
CIDADÃO – Os trabalhos de Vezentini na área da educação lhe renderam troféus de reconhecimento, e pelo menos três de seus projetos são amplamente reconhecidos até hoje, como a nucleação das escolas municipais, a implantação do transporte escolar e a instituição da Festa do Dia do Vizinho. No campo político, Vezentini ainda foi secretário de Educação em 1989, de Administração em 2001 e secretário especial de governo a partir de novembro de 2002 até o final de 2004. Além disso, paralelamente desenvolvia atividades em entidades e clubes de serviço junto à comunidade, sendo reconhecido pela Câmara de Vereadores de Candelária no dia 7 de julho de 2006, data em que Candelária completou seus 81 anos de emancipação, como cidadão candelariense. A aprovação em relação à proposição do vereador Claudio Gehres foi unânime.
ATOS FÚNEBRES – O corpo de Itamar Vezentini foi velado na Câmara de Vereadores de Candelária até as 15h30 de domingo, de onde saiu para a missa de corpo presente na igreja católica de Candelária. Momentos antes, o vereador Rui Paulo Porto dos Santos, em nome da Câmara, e o advogado e vereador Edmar Hermany, ex-prefeito de Santa Cruz do Sul, enalteceram as qualidades humanas e profissionais de Vezentini. Na igreja matriz, o Partido Progressista e o Colégio Medianeira prestaram a sua última homenagem a Itamar. O sepultamento ocorreu no fim da tarde de domingo, no Cemitério Municipal de Candelária. Ele deixa enlutados os pais, a esposa Leda e os filhos Rafael e Vinícius.
Luto oficial por três dias
Na manhã de ontem, o prefeito Lauro Mainardi decretou luto oficial no município por três dias como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade candelariense. A Câmara Municipal também não realizou sua sessão ordinária de ontem. Uma reunião extraordinária será realizada às 11h de hoje para apreciar a ordem do dia. O Colégio Medianeira, igualmente em sinal de luto, não teve atividades escolares ontem. Itamar, além de ex-diretor, esteve sempre muito ligado ao educandário.
Depois de mostrar um grande destemor e coragem na luta contra o efermidade que acabou lhe tirando a vida, Itamar Vezentini deixou um legado de exemplos positivos que deixarão boas recordações na comunidade que o acolheu. O grande contingente de pessoas que foi prestar uma última homenagem ao professor Itamar Vezentini foi a prova mais eloqüente do reconhecimento pela vida digna que marcou toda a sua existência.