Por: Redação
Governador apresenta modelo de distanciamento controlado
Novo modelo, que entra em vigor na segunda, 11, torna obrigatório o uso de máscaras de proteção em todo o estado
Em transmissão nas plataformas virtuais do estado no início da noite de sábado, 9, o governador Eduardo Leite detalhou o funcionamento do modelo de distanciamento controlado, que entrará em vigor em todo o território gaúcho a partir de segunda, 9. Em síntese, o novo conjunto de normas de enfrentamento à pandemia do coronavírus estabelece um regramento baseado na realidade de cada região. As 20 regiões mapeadas serão controladas de acordo com a evolução da transmissão do vírus e sua ocupação e capacidade hospitalar, entre outros critérios técnicos e objetivos.
Um dos principais pontos do novo modelo social controlado é a classificação por bandeiras, que indicam o nível em que a região está e as medidas adotadas naquele local.
Amarela - risco médio/baixo
Laranja - risco médio
Vermelha - risco alto
Preta - risco altíssimo
De acordo com o governador Eduardo Leite as bandeiras devem ser observadas também como alertas para a população e para o Poder Público. "É uma forma da população observar, verificar e reiterar seu compromisso com as medidas de segurança. Se estamos em uma bandeira amarela e passamos para a laranja, é preciso intensificar as medidas e respeitar", explicou. Quanto mais elevado o risco, maior o número de restrições.
MÁSCARAS - Uma novidade importante anunciada pelo governador é a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em todo o estado, seja nos estabelecimentos comerciais ou nas áreas de circulação pública. Eduardo Leite reconheceu a dificuldade de fiscalização do uso do equipamento, mas entende que a própria população irá ajudar na conscientização coletiva.
Um site específico para o controle do isolamento social foi criado pela administração estadual. A publicação do decreto deverá ser feita neste domingo, 10.
Candelária integra a região de Santa Cruz do Sul, classificada com a bandeira laranja, considerada de risco médio de acordo com os critérios estabelecidos no novo modelo.