Logo Folha de Candelária
Região 25/04/2025 09:20
Por: Diego Foppa

Um roteiro de fé, história e contato com a natureza

Localizado na localidade de Cerrito, no interior, Recanto dos Plátanos possui uma área de 30 hectares, onde é possível cultuar a religiosidade, incentivando o turismo e a preservação história da colonização alemã e italiana

Um espaço para valorizar a religiosidade o turismo e a história das etnias alemã e italiana, além de proporcionar o contato com a natureza. Em síntese, esse é o intuito do Recanto dos Plátanos, localizado na localidade de Cerrito, no interior de Novo Cabrais. Segundo o agropecuarista Moisés Puntel, de 38 anos, proprietário do espaço, a área de 30 hectares (20 de mata nativa), que pertenceu aos antepassados de sua família foi adquirida há aproximadamente dois anos. Contudo, a ideia inicial era apenas de preservação. O “pontapé” inicial para transformar o local veio com o incentivo de amigos e também com o intuito de preservar a memória dos ancestrais. “Foi acontecendo naturalmente”, resume Moisés sobre a remodelação da área. Neste sentido, inicialmente, ele buscou restaurar as duas casas que havia na propriedade, sendo uma erguida 1920 e a outra em 1850, mas mantendo a arquitetura original. Com a reforma, elas acabaram se transformando em museus rurais, contando com diversos itens, sendo alguns com mais de um século de existência. Posteriormente, o local foi ganhando novos atrativos como dois banheiros rústicos, inúmeras árvores, plantas frutíferas e nativas, além de uma trilha de aproximadamente dois quilômetros.   
Outro atrativo, localizado em um ponto estratégico e elevado é o Cristo Alfa, como foi batizado. De braços abertos para o céu, simbolizando o acolhimento, fé e a resiliência, a escultura possui 10 metros de altura, sendo três de pedestal. O escultor André França, de Caxias do Sul, é o responsável pelo trabalho, que está em fase final. O caminho até o Cristo é composto por uma trilha e conta com cerca de 20 esculturas de anjos de aproximadamente 1,5m cada. “Foram ideias que surgiram a partir de um sonho e foram adaptadas”, conta. 

FUTURO – Com a aceitação do publico, Moisés já planeja oferecer novos atrativos para os visitantes. Entre eles, está à construção de um quiosque e de uma área aberta para festas e eventos, uma lagoa e a construção de duas cabanas para ser alugada pelos visitantes. 

VISITAÇÃO - Por ora, as visitações são gratuitas e podem ser realizadas todos os dias da semana, exceto no período da noite. É possível agendar a visitação pelo telefone/WhatsApp (51) 9 9692.9159 ou pela página no Instagram @recanto_dos_platanos. 

O PROJETO - Criado em 2021, o projeto Caminhos da Natureza foi elaborado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Conselho Municipal de Turismo de Novo Cabrais (Comtur) e Prefeitura. A iniciativa visa fomentar o turismo e comunidades rurais, bem como a gastronomia e a cultura local. Sete locais integram o roteiro: Recanto das Esculturas, Parque Witeck, Sítio Pitangus, Trilha Ecológica das Figueiras, Trilha das Cascatas, Horto Cura Tudo e o Recanto dos Plátanos. Os locais foram selecionados após um estudo realizado pelos envolvidos na iniciativa. No site da Folha é possível conferir reportagens especiais sobre todos os locais que fazem parte do roteiro. 

Fotos: Diego Foppa