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Coral Municipal lana seu primeiro CD
Conta a antiga lenda grega que no mesmo dia em que desposou a bela Eurdice, Orfeu, famoso por sua arte do canto, viu sua esposa morrer de maneira precoce. Transtornado com a perda, ele resolveu descer manso dos mortos e pedir aos espritos infernais que devolvessem a esposa, tendo como nico recurso a sua msica. Comovidos tanto pelo seu canto quanto pelo seu gesto, os espritos lhe restituram Eurdice. Essa antiga histria, que ilustra muito bem a natureza da msica, descreve com perfeio o rigor formal e o alcance emocional de uma das mais populares formas de arte. Desde 2006, a cidade de Candelria habituou-se a conviver com dois herdeiros dessa tradio milenar: Ana Schmitt e Claudio Cirolini, regentes do Coral Municipal de Candelria. Conhecidos por sua dedicao integral e incansvel causa da msica, Ana e Cludio chegam a um momento especial em termos profissionais: o lanamento oficial do primeiro CD do Coral Municipal, na prxima sexta, 9, s 20h30, na Igreja Evanglica Luterana Cristo.
Fruto de vrios anos de dedicao, de ensaios e de muita inspirao, os regentes definem a gravao deste primeiro registro como "um trabalho de encontro e reencontro, de passo e compasso, de equilbrio e harmonia, de ritmo e melodia". E no poderia ser de outra forma. O disco uma bela sntese desses ltimos anos dos regentes frente do Coral Municipal. Para Ana e Claudio, esse CD pode ser resumido como "uma prova concreta, fruto de um trabalho que pode ser comparado a uma rvore que no d fruto na hora, porque precisa primeiro crescer".
Trata-se de uma coletnea de um colorido variado, que rene peas essenciais dos mais diversos repertrios, da qual constam tanto peas folclricas da tradio gacha como latina e da MPB, no faltando o erudito. Como msica de abertura, o Hino a Candelria, de Protsio M. Knewitz, com o acompanhamento ao teclado de Vera Hintz Beurmann. Segue-se uma bem-sucedida reunio de peas consagradas, como El condor, Guantanamera, ao lado de ttulos conhecidos da MPB, tais como Sapato Velho, Maluco Beleza, Vira virou, Tocando em frente e Barra da Lagoa. Tornando o trabalho ainda mais atraente, h a participao mais que especial de instrumentos variados, como a flauta transversa de Ana Schmitt, a gaita de Giovana Rocha Pasa, o violo de Vitor Pasa (que, alm de Fernanda Kaercher e Lorena Gazalle, fazem tambm os solos vocais) e a percusso de Nelson Farias.
Os regentes Ana Schmitt, natural de Ivoti, e Claudio Cirolini, de So Joo do Polsine, descrevem a sua dedicao msica atravs de palavras em que se evidenciam a poesia e a paixo pelo seu trabalho, entrega que pode ser percebida em cada pea que regem: "Um corao impregnado de msica sorri com mais facilidade, entusiasma-se com mais frequncia, doa-se aos outros com maior generosidade. A msica realiza milagres que o remdio nem sempre consegue atingir. uma ponte que aproxima, que solidariza, que aconchega, que redime e que salva". A respeito desse dom a cada dia mais raro e, portanto, mais precioso, da msica, Ana e Claudio recorrem s palavras do compositor austraco Wolfgang Amadeus Mozart: "No consigo escrever poesia: no sou poeta. No consigo dispor das palavras com tal arte que elas reflitam as sombras e a luz: no sou pintor. Mas consigo fazer tudo isso com a msica...". Percebidas ao longo de cada faixa do CD, essas palavras resgatam o papel a ser cumprido pela msica em um mundo em que os valores espirituais so substitudos pela superficialidade, o apego trivialidade e ao brilho fugidio do ilusrio.
nesse contexto que se insere o papel da msica em nossa realidade. Uma das razes da existncia das grandes utopias que a humanidade encontre nelas um ideal que, se no possvel transformar integralmente em verdade, ao menos permanea como uma ideia de perfeio a ser buscada. Foi esse o lema que o grande Beethoven, na sua Ode Alegria, quis deixar como legado aos homens de todas as pocas: a viso de uma humanidade em que todos fossem irmos. Atravs do canto coral, a utopia se desfaz para avizinhar-se da concretude. Ao menos isso que o primeiro CD do Coral Municipal de Candelria deixa entrever: um mundo em que as diferenas j se tornam mais raras e os povos esquecem que um dia houve guerras e disputas polticas. Desde sempre, a msica se notabilizou por ser o territrio dos arqutipos da paz universal, um fenmeno em que a humanidade, apaziguada, se d as mos e caminha rumo a um futuro impossvel de ser descrito por meio das palavras. A partir disso, rompem-se as distines entre cantores e ouvintes para que todos se tornem um s povo. essa realidade que deixamos que a msica defina, em sua linguagem incomparvel. E agora, com a palavra, o Coral Municipal de Candelria.