Por:
A car?ncia e suas caras
A carência possui muitas caras! Algumas com a marca da fome, outras com a marca do frio, outras com a marca do rancor. Carentes, todos são! Alguns fisicamente, outros economicamente, outros emocionalmente. O rosto da carência é diversificado.
O rosto roxo, arranhado e o corpo surrado da empregada doméstica Sirlei Dias de Carvalho Pinto está sendo mostrado com freqüência nos jornais e programas de televisão. Ela foi assaltada e agredida por alguns jovens, que não são “carentes” economicamente falando, mas que diante da câmera de televisão encobriam o rosto revelando carência de coragem. Tentaram justificar dizendo que a confundiram com uma prostituta, como se fizesse diferença. Tudo isso tem cara de carência de honra, de moral, de amor!
O rosto do homem brutalmente assassinado em Dom Pedrito, após as agressões ocorridas por simples conversas futebolísticas, não foi apresentado, pois ficou completamente desfigurado. O rosto dos assassinos talvez revelasse carência de prudência e equilíbrio.
O rosto limpo, com barba feita e o corpo sempre coberto por alinhados ternos do senador Renan Calheiros, igualmente está sendo apresentado com freqüência, diga-se de passagem, freqüência até de mais. Falando em carência, será que o senador Renan Calheiros, ou qualquer outro desses caras com salários exorbitantes têm tantas carências que justificam entrarem em tantas lambanças.
A carência tem muitas caras, mas sempre revela falta de cuidado. Jesus, certa vez, observando o povo com suas angústias e carências, compadeceu-se, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6.34), eram pessoas que não eram cuidadas. Achei interessante que o pai da doméstica agredida, de maneira tranqüila e serena, questionou sobre o quanto os pais dos jovens agressores estavam “cuidando” e acompanhando seus filhos.
Cada um de nós recebe uma atribuição de nosso Deus. Fomos instituídos por Deus para “cuidar” dos nossos filhos, sobrinhos, parentes, amigos, pais, etc. Até que ponto estamos atentos às diversas carências das pessoas que estão ao nosso redor? Até que ponto estamos dispostos a cuidar, a acompanhar, a se sacrificar? O rosto da pessoa que está ao nosso lado pode revelar muitas carências! Será que estamos atentos a isso?
A carência tem muitas caras! Como cristão, ouso também falar sobre nossas carências espirituais que, na maioria das vezes, originam muitas outras! O ser humano nasce com carências espirituais, ele tem em si mesmo princípios e instintos egoístas e maus. Por isso, necessitamos de Deus e por isso o profeta Isaías aconselhava e aconselha: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto (Is 55.6)”. Podemos procurar o nosso Deus na certeza de que ele nos receberá de braços abertos (Jo 6.37) e com a poderosa disposição de suprir todas as nossas carências.
Quanto à atual carência de justiça que vivemos em nossa sociedade, Jesus disse: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. (Mt 5.6).
Pastor Ismar Lambrecht Pinz