Por: Odete Jochims
Massa de ar fria e seca chega ao RS
Uma massa de ar de origem polar, fria e seca, avançará pelo estado, causando geada no Rio Grande do Sul, assim como em Santa Catarina e no sul do Paraná.
O ciclone extratropical que tem causado transtornos em várias cidades do Rio Grande do Sul desde a noite de quinta-feira (15) diminui sobre o estado nesta sexta-feira (16), continuará sobre o estado nesta sexta-feira (16), trazendo consigo chuvas intensas e rajadas de vento. A defesa civil emitiu um alerta para inundação dos rios Caí, Sinos, Gravataí e Guaíba, com riscos de deslizamentos.
Para o sábado (17), a previsão da Climatempo indica que o tempo deve ficar estável em grande parte do Rio Grande do Sul. Na maior parte do estado, o tempo deverá se manter firme, sem chuvas fortes, mas com nebulosidade, especialmente durante a manhã e tarde.
Já no domingo (18), uma massa de ar de origem polar, fria e seca, avançará pelo estado, causando uma ampla ocorrência de geada no Rio Grande do Sul, assim como em Santa Catarina e no sul do Paraná. O dia deverá ser ensolarado em todo o território gaúcho, com geada desde a região da Campanha até a Serra e o Norte do estado, resultando em temperaturas baixas. Em algumas cidades, os termômetros poderão registrar valores abaixo dos 4°C no início do dia. Em Candelária a temperatura no fim de semana varia de 5º C a 16º C.