Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Lula anuncia R$ 12 bilh?es para safra 2007/2008

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, na manhã desta quarta-feira, 27, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2007/2008, em Brasília. O ato foi acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, pelo coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), Altemir Tortelli, e por representantes de organizações sindicais ligadas ao setor.
Na ocasião, foi anunciado o repasse de R$ 12 bilhões para o Plano Safra, que prevê medidas de incentivo à qualificação no campo e à comercialização. Este valor representa um aumento de 20% em relação à safra 2006/2007. Segundo Tortelli, este é mais um momento importante para a agricultura familiar do País, mas outros pontos também devem ser atendidos. “Para nós agricultores e agricultoras familiares, é uma conquista muito significativa. Esses recursos vão auxiliar em algumas mudanças, mas esperamos sensibilizar o governo para outras necessidades que a agricultura familiar tem. É isso que vamos continuar buscando e debatendo junto ao governo Lula”, afirma.
Entre outras medidas, como a ampliação da assistência técnica e dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Governo Federal divulgou também a redução da taxa de juros e o aumento de tetos de financiamento e de renda bruta anual para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).