Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A hist?ria do futsal candelariense

No primeiro semestre de 2005 aconteceu mais uma edição do campeonato municipal de futsal, o fechado. O certame foi disputado em três categorias, livre, mirim e veteranos. 14 equipes se habilitaram na livre, seis na mirim e quatro nos veteranos. Após duas fases, as semifinais apresentaram os seguintes confrontos: KDV x Manchester/Korpus e Marvados x Autocar/Jet Car‘s. Na primeira semifinal, o KDV não dá chances ao adversário e venceu as duas partidas por 9x2 e 7x2. Autocar x Marvados realizaram jogos mais disputados. Na primeira partida, vitória do Autocar por 4x1. No segundo jogo, empate em 4x4. Autocar/Jet Car´s x KDV disputaram uma final inédita no município. Desde 2000, o Marvados chegava a todas as finais do certame. As finais foram muito equilibradas, mas prevaleceu a maior competência da equipe da Autocar que venceu os atuais campeões municipais nas duas partidas decisivas por 7x6 e 4x3. O time comandado por Marcelo Souza foi campeão com Cristiano, Leandro, Valter, César, Doli, Greg, Jé, Cléber e Igor. A categoria veteranos consagrou a equipe do Fransat/Bar Aba e na mirim, a Korpus Futsal. O campeonato Regional de 2005 contou com a participação de nove equipes na livre, cinco nos veteranos e seis na infantil. Na final da categoria livre novamente os rivais Marvados x Manchester/Korpus (Ex-Mariano). Na primeira partida, vitória do Manchester por 7x6. No segundo jogo, o Marvados dá o troco e vence por 5x3. A decisão foi então para a prorrogação e terminou empatada em 1x1. Nos pênaltis, prevaleceu a maior sorte da equipe do Manchester/Korpus que venceu o adversário por 3x2. O time campeão comandado por Flávio Kochemborger teve Daltro, Jean, Baixo, Anaro, Ravanello, Seco, Melinho, Caçapa, Joni, Taxinha, Marcelo Chupin e Pantera. Os demais campeões foram Minetto de Sobradinho nos veteranos e Juventude de Candelária na infantil. Neste ano aconteceu também a terceira edição da Copa Olarias de futsal, certame disputado no ginásio do Grêmio Esportivo Olarias, na localidade de Linha do Rio. Oito equipes participaram do certame. Na final, Kottwitz/Ouro Verde x Posto Esquinão/ Ki-Pão. Na primeira partida, empate em 4x4. No segundo jogo, vitória do Kottwitz/Ouro Verde por 5x2, impedindo o tri-campeonato do certame para o Posto Esquinão. O time campeão foi formado com Marcelo, Gerson, Márcio Fröeming, Jacomini, Marco Kohl, Samuel, Elias Beise, Jader e Leandro Schwantz e treinado por Paulo César Severo.
Em 2006, o municipal de futsal conta com 14 equipes na categoria livre, quatro nos veteranos e sete na mirim. Nas semifinais da categoria livre se enfrentam Marvados x Autocar e Wollmann x Palmeiras da Linha Alta. A equipe do interior se consagra como a primeira equipe de fora da sede a chegar a uma fase decisiva em municipal. Nesta semifinal prevaleceu a maior experiência do Wollmann que venceu as duas partidas por 7x2 e 7x5. Já a semifinal entre Marvados x Autocar foi o duelo das duas melhores equipes do certame. No primeiro jogo, empate em 3x3. Na segunda partida, vitória do Marvados por 2x1, dando o troco nos campeões de 2005 que haviam eliminado os azuis/amarelos nesta fase no ano anterior. A final entre Marvados x Wollmann prevaleceu a maior qualidade do Marvados que venceu as duas partidas por 7x3 e 4x2. Foi o tetra-campeonato da equipe, se igualando ao Bom Preço em números de títulos no município. A equipe campeã foi formada com Marcelo, Gerson, Jacomini, Dudu, Marco Kohl, Jorge, Márcio Fröeming, Garcia, Jacson, Quaty e Jefinho. Time treinado por Márcio Soares. Com a situação precária da quadra, o regional de futsal 2006 não foi realizado. Esta é a história do futsal candelariense, uma história rica e que se confunde com uma parcela da história de Candelária. Em 10 capítulos pudemos viver todas as emoções de cinco gerações que marcaram época na história do esporte no município, desde os certames do Clube Rio Branco até as disputas no Ginásio Municipal. A partir de agora, a bola está com esta geração promissora de jovens talentos que escreverá os novos capítulos deste esporte tão praticado na terra do Botucaraí. Vem aí o Municipal de futsal 2007.

Copa Empresarial, o primeiro certame entre empresas
Em agosto de 2005 iniciou a primeira edição da Copa Empresarial de Futsal. O certame é organizado pelo Sesc de Cachoeira do Sul em parceria com a Acic, Prefeitura Municipal e Rádio Triângulo e é disputado somente entre empresas do município. 15 equipes participam da primeira edição. Na final colocou frente a frente as equipes da Inject/Casa da Ferragem e da Colombo/Caixa/Bredow. A final foi em jogo único e terminou empatada em 2x2. Na prorrogação, 0x0. O título foi decidido nos pênaltis. Está foi a segunda decisão por pênaltis em Candelária, sendo a primeira em 1976 no Ginásio Medianeira pelo campeonato do educandário entre Clube Rio Branco x Dragões, vencida pelo Clube Rio Branco. Nesta decisão, prevaleceu a maior competência da Inject/Casa da Ferragem, que venceu por 4x3 a equipe da Colombo/Caixa/Bredow. O time campeão jogou com Zeiro, Charles, Leandro, Luciano, Chunga, Dandá, João Bueno, Dudu, Lambari, Adriano e Valter. Time treinado por Márcio Soares. Em 2006 aconteceu a 2º edição. Oito equipes participaram do certame. Na final, La Pelle x Lojas Becker realizaram dois jogos bastante disputados. No primeiro jogo, vitória das Lojas Becker por 2x1. Na segunda partida, a La Pelle dá o troco e vence por 3x1. Na prorrogação, nova vitória da La Pelle por 2x0, consagrando a empresa calçadista campeã do certame. O time campeão treinado por Valmir Behling contou com Marcão, Taxa, Lorivan, Taxinha, Roger, Leandro, Meinha, Félix, Moisés e Edinho.