Logo Folha de Candelária
Geral 02/08/2024 09:19
Por: Diego Foppa

Orquestra de Candelária é atração da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto

Apresentação será no domingo, 4, a partir das 15h

A 39ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto será reeditada no próximo final de semana com uma atração candelariense em sua programação. A Orquestra de Candelária irá realizar o show de encerramento do evento, no domingo, 4, a partir das 15h, em frente à Igreja Matriz. A tradicional promoção, no município de São João do Polêsine, terá um formato reduzido neste ano, devido aos impactos causados pelas enchentes de maio. Se nas edições anteriores o evento durava sete dias, desta vez se desenvolverá em três, de 2 a 4 de agosto.
A apresentação na Semana Italiana de Vale Vêneto abre o Projeto Cultural Orquestra de Candelária – Música Sem Fronteiras. É a quarta turnê da orquestra candelariense com estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Serão dez apresentações em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, todas com entrada franca. 
O projeto cultural Orquestra de Candelária – Música Sem Fronteiras tem o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Intermach Peças Automotivas Ltda. e Rede Super. É uma realização da Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo (Accev) e do Ministério da Cultura - Brasil – União e Reconstrução.

A Semana Italiana começou com a primeira edição do Festival de Inverno em 1986 a partir de uma ideia da própria comunidade do distrito. Desde então, a UFSM, a comunidade de Vale Vêneto e a prefeitura de São João do Polêsine são parceiras na promoção dos eventos. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens, surgiu a parceria que se mantém até hoje. Nesses 39 anos de existência, os eventos movimentam o turismo na região, com a presença de visitantes da Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha.