Por:
Ser? essa a solu??o?
A maioridade penal aos dezesseis anos agora é lei. Os governantes acham que as ações criminosas diminuirão, porém, se esquecem que quanto mais novos na cadeia mais tempo os infratores terão para aprender os fundamentos do crime.
A grande expectativa dos nossos governantes é que com a diminuição da maioridade penal para os dezesseis anos o crime reduzirá a quase nada. Os jovens infratores pensarão duas vezes antes de cometer um crime, já que agora respondem criminalmente por si mesmos, podendo ir parar na cadeia. Sendo assim, a tendência do crime é diminuir.
Os infratores, entretanto, ao irem para a cadeia estarão aprendendo mais ainda sobre a criminalidade. Todos sabem que a cadeia é uma escola do crime. Quanto mais cedo entrarem na cadeia, mais tempo têm para aprender e se especializar no crime. Quando saírem da prisão, saberão todos os “truques” de um criminoso. É por isso que a maioridade penal não deveria ser alterada.
Essa lei tem tudo para dar errado, pois ela envolve problemas demais em nossa sociedade não tem como resolver. A diminuição da maioridade penal serve para promover a ignorância e a desvalorização aos jovens brasileiros e à nossa sociedade.
Por Átila Castoldi Kochenborger
3º ano do Colégio Ulbra/Concórdia