Logo Folha de Candelária
Geral 24/03/2020 19:57
Por: Redação

Equipe de Saúde explica novos protocolos e reforçou necessidade de isolamento

Além das dos dois casos de suspeita do coronavírus em Candelária, atendimento na área de saúde registrou 19 pacientes com sintomas de gripe

Em mais uma transmissão ao vivo na página do Facebook da imprensa da Prefeitura de Candelária, o gabinete de prevenção ao coronavírus repassou, no final da tarde de terça, 24, mais informações importantes sobre a pandemia. Inicialmente, o coordenador do órgão, Dionatan Tavares, destacou o esforço que está sendo feito para enfrentar a crise.e agradeceu a compreensão da comunidade. Na sequência, a coordenadora de Atenção Básica de Saúde do município, Líria Reis, explicou como irá funcionar o centro de atendimento que será disponibilizado em breve no prédio da Ulbra. Conforme esclareceu, o novo espaço servirá para atender exclusivamente os pacientes a partir de seis anos que apresentarem qualquer dificuldade respiratória. As demais doenças serão atendidas pelas outras unidades de saúde do município. O centro irá oferecer atendimento no horário das 7h às 19h. Em outros horários e também nos finais de semana, esse atendimento será feito no Hospital Candelária. Líria não descartou futuramente ampliar os horários de atendimento no centro, caso houver necessidade. Ela ainda reforçou o esclarecimento de que, num primeiro momento, a vacinação contra a gripe contempla apenas as pessoas com mais de 60 anos. Pediu a compreensão da comunidade, registrando que alguns profissionais que trabalham nas unidades vêm sendo hostilizados por algumas pessoas. Por outro lado, Líria afirmou que o isolamento social cumprido no município vem surtindo efeito, uma vez que até aqui existem apenas dois casos suspeitos. Pediu que essa prática continue, insistindo que cada família deve ficar na sua casa. “O vírus não circula. Quem circula são as pessoas”, enfatizou.

Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Melissa Rathke, esclareceu ter ocorrido uma mudança nos protocolos a partir da definição de transmissão comunitária no território nacional. Por isso, explicou que todos os pacientes que tiverem gripe associada com febre e mais um outro sintoma como dor de cabeça, dor no corpo, tosse ou dor de cabeça, serão considerados suspeitos. Salientou, porém, que apenas os que apresentaram uma síndrome respiratória mais grave serão submetidos a teste para o novo coronavírus. Melissa ainda informou que os trabalhadores da área da saúde com gripe e sintomas associados ao coronavírus serão submetidos a teste e afastados das funções preventivamente. De qualquer forma, acredita que a partir dessa sistemática, o número de casos suspeitos irá aumentar. Por isso, registrou que a Secretaria de Saúde pretende atualizar, a todo momento, esses números. Neste aspecto, registrou que nos últimos dias foram atendidos na rede pública de saúde, além das duas mulheres internadas com suspeitas do coronavírus, mais 19 pessoas com gripe. Para todas foi repassada a orientação para que cumpram um isolamento domiciliar. Sobre os dois casos suspeitos, ambos do sexo feminino (uma de 17 anos e outra de 47), disse que amostras das pacientes já foram colhidas e que o resultado confirmando ou não o coronavírus serão conhecidos entre quatro a sete dias.

Na sequência, a coordenadora da Equipe de Enfermagem do Hospital Candelária, Fernanda Velfle, tranquilizou a população local, salientando que o município está cumprindo corretamente todos os protocolos recomendados. Afirmou também que o hospital está organizado e com disponibilidade de leitos com isolamento e informou que a casa de saúde está fazendo uma avaliação inicial na porta de entrada, medida que visa evitar a circulação de pessoas. Finalizadas as manifestações, Tavares ainda abriu respostas para as perguntas mais comuns das pessoas que estavam acompanhando a transmissão. Uma delas indagou a respeito dos dois casos supeitos, se tinham viajado recentemente ou não. Conforme respondido, a jovem teria retornado a pouco tempo do Uruguai e a mulher não teria histórico de viagem recente. Dionatan Tavares encerrou a transmissão, registrando que o gabinete de prevenção chegou ao sétimo dia de medidas, período em que foram feitas várias medidas importantes de controle do avanço do coronavírus no município.