Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A terra dos dinos na ?tica de um cientista

Estudar a história da vida e o surgimento dos diversos grupos de animais e plantas. Assim o professor doutor César Leandro Schultz define a paleontologia, ciência sobre a qual ele ministrou palestra na manhã de ontem, no lonão do parque da Festa 82 Anos de Candelária. Hoje, a partir das 10h, a comunidade candelariense terá uma nova oportunidade para aprender de forma bastante didática e ilustrativa o estudo sobre as espécies que habitaram o planeta em período pré-histórico, incluindo os tão badalados dinossauros.
Cientista reconhecido pela comunidade internacional, César Schultz é integrante da direção do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Na palestra, ele esclarece através de descobertas e outras circunstâncias as razões que colocam Candelária como um importante referencial mundial na área paleontológica. Neste sentido, Schultz afirma que os primeiros fósseis reconhecidos como dinossauros foram encontrados em Candelária. Além disso, explica que a origem dos mamíferos se explica a partir de descobertas feitas no território candelariense.
Utilizando um data show, o paleontólogo mostrou imagens de como é feito o trabalho para identificar as espécies que habitaram o planeta em épocas remotas. As atividades mostradas incluem desde o trabalho de campo nos afloramentos até a recriação por computador dos animais. Podem ser vistas, por exemplo, imagens da paisagem de Candelária há 230 milhões de anos. Chama bastante atenção também uma imagem animada do Guaibasaurus Candelariensis. Como se percebe, a palestra é uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre o fascinante mundo dos dinossauros e sua relação com Candelária.