Logo Folha de Candelária
Geral 13/06/2024 16:49
Por: Charles Silva

Primeiro acesso à Rebentona será liberado na próxima semana

Obra emergencial recuperou a estrada da localidade através do Santa fé e concederá trajeto completo entre Candelária e Vera Cruz

Após muitas reclamações, reivindicações da comunidade e intensas obras emergenciais, o primeiro acesso à localidade da Rebentona deve ser liberado na próxima semana, entre terça e quarta-feira, conectando Candelária e Vera Cruz. A iniciativa está sendo realizada pela empresa JF Terraplanagem e Mineração e busca restabelecer o tráfego para dezenas de famílias da região, muito impactada pelas fortes chuvas.

Atendendo às demandas da comunidade, o itinerário inicial da obra precisou ser modificado durante seu curso. Conforme Jociel Luiz Schroeder, proprietário da JF Terraplanagem e Mineração, a empresa vinha realizando reparos ao longo da estrada geral da comunidade, pelo acesso direto através da Vila Fátima. Contudo, durante uma manifestação de moradores, realizada no último dia 27 de maio, foi definido que a recuperação deveria ocorrer a partir do acesso à localidade do Santa Fé, seguindo por um trecho menos afetado pelas inundações.

A partir daí a empresa de terraplanagem deu início a uma recuperação emergencial do acesso através do Santa Fé, que já foi concluído. Agora, as máquinas estão atuando em um grande ponto de bloqueio, localizando junto à Prainha do Vale do Sol. A estrada no local foi completamente destruída pela enxurrada e representa o principal bloqueio da via. Para sua recuperação, está sendo criado um novo trecho de estrada, afastado da área danificada pelo rio, que permitirá a liberação do tráfego entre Candelária e Vera Cruz até a próxima quarta-feira, dia 19.

De acordo com Schroeder, Vale salientar que, devido à previsão de chuvas para a próxima semana, o cronograma pode sofrer alterações. Contudo, após a conclusão desta etapa da obra, a rota entre Santa Fé, Rebentona e Vera Cruz estará apta para o tráfego de veículos leves, mesmo que alguns trechos apresentem dificuldade de acesso.

Posteriormente, a empresa retornará à estrada geral da Rebentona, concentrando esforços na recuperação do trecho próximo à intercessão com o Santa Fé, atualmente intransitável para veículos leves. A obra emergencial seguirá em curso até liberar todo o trecho até a interseção da localidade com a RS-410, na Vila Fátima. A previsão para a liberação total da estrada é de um mês.

Nova estrada em construção - Após a conclusão da etapa emergencial, a empresa JF Terraplanagem e Mineração já tem o aval da Prefeitura para dar início à construção de uma nova estrada para a localidade. A via terá 8 metros de largura, e será capaz de suportar o tráfego de veículos de carga e o escoamento da safra de arroz e soja sem comprometer sua estrutura. Além de contar com reforço de “taipas” para evitar alagamentos nos pontos próximos ao Rio Pardo.